Dúvida ao se associar funções!

Dúvida ao se associar funções!

por Ricardo Caiado -
Número de respostas: 26
Prezados,

Estou com a seguinte dúvida:

1) Tenho uma instalação com vários cursos (A, B, C, ...)
2) Criei um usuário novo chamado "Dummy"
3) Associei a ele a função "Administrator"
4) Ao acesser o perfil dele, vejo que ele não está inscrito em nenhum curso (A, B, C, ...)
5) Troco a função dele de "Administrator" para "Teacher".
6) Ao acessar novamente seu perfil, vejo que ele está inscrito em todos os cursos (A, B, C, ...)

Observei que o mesmo comportamento da função para "Administrator" ocorre também com "Course Creator"

Observei que o mesmo comportamento da função para "Teacher" ocorre também com "Non-editing teacher" e "Student"

Gostaria de entender melhor como funciona isso.

É padrão do Moodle ao se associar a função "Teacher" que a respectiva conta seja inscrita automaticamente em todas os cursos?

Caso seja alguma coisa de configuração onde devo alterar para mudar isso (inscrição automética em todos os cursos)?

Já li de cabo a rabo todos as permissões e não me pareceu óbvio que seja ali o local onde eu possa alterar algo para conseguir o que desejo.

Fiz um teste e criei uma função do zero (não é herdada de nenhuma outra). Ao se associar uma conta a esta nova função a conta não é inscrita automaticamente em todos os cursos. Este é o resultado que desejo.

Como faço para alterar o comportamento da função "Teacher", por exemplo, para que a mesma não inscreva as contas associadas a ela em todos os cursos?

Ricardo

PS: todas essas associações foram feitas a nível golabal e não ao nível do curso.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Caiado

Re: Dúvida ao se associar funções!

por Eurico Sadao Kusaka -

Vá em Administração/Usuários/Permissões/Políticas para usuários e veja as definições colocadas nos itens Função padrão para todos usuários e Função padrão para usuários em um curso  e para as demais funções. Mude, caso necessário e veja o que acontece. De preferência, mantenha as funções padrão recomendadas pelo Moodle.

Espero que isso ajude.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eurico Sadao Kusaka

Re: Dúvida ao se associar funções!

por Ricardo Caiado -
Eurico,

A minha dúvida é que eu tenho funções que automaticamente me inscrevem em todos os cursos (Teacher, por exemplo) e outras que não o fazem (Administrator, por exemplo).

Em que parte da configuração eu defino isso?

Ricardo
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Caiado

Re: Dúvida ao se associar funções!

por Eurico Sadao Kusaka -
Isso acontece se você fizer as inscrições a nível global. Faça as inscrições a nivel local e cheque as configurações que citei na mensagem anterior.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eurico Sadao Kusaka

Re: Dúvida ao se associar funções!

por Ricardo Caiado -
Eurico,

Como eu havia lhe falado antes: Se eu associar minha conta a função de "Administrator" a nível global ela não será inscrita em todos os cursos. Mas se eu pegar a mesma conta e associá-la a função "Teacher" a mesma estará inscrita em todos os cursos.

Ricardo
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Caiado

Re: Dúvida ao se associar funções!

por Eurico Sadao Kusaka -

Ricardo,

O Administrador, não aparece mesmo nos cursos, mas mesmo assim, tem autoridade total sobre qualquer curso. Tirando o Administrador, todas as demais funções, se atribuídas a nível global, tem essa função atribuída dentro de todos os cursos da instalação (não sei se o autor de cursos aparece dentro dos cursos). Para que isso não aconteça, as demais funções devem ser atribuídas a nível local.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Caiado

Re: Dúvida ao se associar funções!

por Eurico Sadao Kusaka -

Ricardo,

O Administrador, não aparece mesmo nos cursos, mas mesmo assim, tem autoridade total sobre qualquer curso. Tirando o Administrador, todas as demais funções, se atribuídas a nível global, tem essa função atribuída dentro de todos os cursos da instalação (não sei se o autor de cursos aparece dentro dos cursos). Para que isso não aconteça, as demais funções devem ser atribuídas a nível local.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eurico Sadao Kusaka

Re: Dúvida ao se associar funções!

por Ricardo Caiado -
Mas é justamente isso que eu quero entender...

O "Administrator" e o "Course Creator" não aparecem nos cursos. Mas outras funções aparecem.

Então como eu faço para alterar a função "Teacher", por exemplo, para não aparecer em todos os cursos.

Onde devo configurar para alterar esta característica de se auto inscrever em todos os cursos?

Ricardo

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Caiado

Re: Dúvida ao se associar funções!

por Eurico Sadao Kusaka -

Desatribua a função "Teacher" de todos a nivel global (site) e atribua localmente (de dentro dos dos respectivos cursos). Assim, cada nome aparecerá só no respectivo curso.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Caiado

Re: Dúvida ao se associar funções!

por Eurico Sadao Kusaka -

Para retirar as funções de "Teacher" a nivel global, na página inicial do Moodle, vá em Administração/Usuários/Permissões/Designar funções globais do sistema e dê um duplo clique na função desejada. Na tela que abre, selecione os nomes da coluna da esquerda e clique no botão Remover.

Para adicionar uma função localmente, vá para a página inicial do curso e em Administração/Designar funções, faça o contrário, ou seja, selecione o nome ou nomes dos "Teacher" desejados na coluna da direita e clique no botão Adicionar. Os nomes vão passar para a coluna da esquerda e pronto. Esses serão os "Teacher" desse curso e só seu nomes aparecerão junto ao nome do curso. Repita o mesmo para os demais cursos.

Espero ter esclarecido.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eurico Sadao Kusaka

Re: Dúvida ao se associar funções!

por Wagner Landim -
Eurico, o Ricardo está querendo entender o mecanismo que permite essa "aparição" (ou não) do papel em um curso.

Ou seja, onde isso é controlado no Moodle (dentro do código ou se tem alguma permissão que possa ser modificada em uma função/papel).

Wagner Landim
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Wagner Landim

Re: Dúvida ao se associar funções!

por Ricardo Caiado -
Wagner, obrigado... você entendeu a minha pergunta.

O que eu quero entender é por que a função "Teacher" faz com que eu seja inscrito automaticamente em todos os cursos e a função "Administrator" não me inscreve automaticamente em todos os cursos?

contaA -> Administrator (não sou inscrito automaticamente nos cursos)

contaA -> Teacher (sou inscrito automaticamente nos cursos)

Ao se criar uma função do zero, ou seja, ela não é herdade de nenhuma outra, eu não sou inscrito em nenhum curso automaticamente ao associar minha conta a esta função.

Esta "característica" de se inscrever automaticamente é definida no código fonte ou é configurável?

Ricardo
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Caiado

Re: Dúvida ao se associar funções!

por Valter Almeida -
Desculpe-me pela intromissão. Pelo que entendi o Teacher aparece inscrito em todos os cursos. Para resolver este problema, atribua a função depois que o curso "X" estiver criado, dentro do próprio curso. Assim o Teacher será inscrito somente neste curso. Nos demais o sistema o vê como aluno.Se voce atribui fora do curso o sistema o verá como professor de todos os cursos.
Abçs,
Valter
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Valter Almeida

Re: Dúvida ao se associar funções!

por Wagner Landim -
Valter, na verdade a questão é o mecanismo interno do Moodle que tem essa regra. E não como atribuir os papéis no contexto do sistema ou no contexto do curso.

Conhecendo o mecanismo interno (ou algum controle na itnerface), fica fácil de ter maior controle sobre cada papel/função.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Valter Almeida

Re: Dúvida ao se associar funções!

por Ricardo Caiado -
Valter,

Os cursos já estão criados. A associação da função "Teacher" é feita depois da criação dos cursos.

Ao atribuir a função "Administrator" eu não sou inscrito automaticamente nos cursos previamente criados.

Ricardo
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Caiado

Re: Dúvida ao se associar funções!

por Wagner Landim -
Ricardo, mesmo tendo entendido sua necessidade, infelizmente não sei te responder.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Caiado

Re: Dúvida ao se associar funções!

por José Carlos Antonio -
Olá para todos!

Eu tenho um palpite sobre isso. O Moodle é um sistema baseado na arquitetura de "objetos". Tudo nele, inclusive ele próprio (visto como sistema) é um "curso" (um metacurso, na verdade). Assim, quando alguém é inscrito como professor na página principal (ou seja, no "sistema") ele é visto como professor de um metacurso que abrange todos os cursos e, por isso, aparece como professor em todos os cursos (o administrador do sistema, por exemplo, recebe seu privilégio de administrador nesse metacurso global, isto, no "sistema todo"). Se criarmos um outro metacurso e vários cursos dentro dele, o professor do metacurso será também professor dos cursos "filhos".

Para ter um professor apenas para um curso específico, devemos cadastrar o professor no sistema como usuário normal e então dar a ele o privilégio de professor apenas para os cursos onde ele realmente for atuar como professor.

Enfim, começando da página inicial (que é o "Curso Moodle"), vamos descendo, em cascata, e herdando tudo o que for atribuído na página principal. Se não queremos essa "herança" então temos que dar o privilégio apenas a partir do ponto onde ele faz sentido.

Assim, sugiro cadastrar o professor(es) como usuário normal no sistema e então matriculá-lo no curso, setando seus privilégios como professor "apenas no curso".

Espero que isso ajude.

Abraço,
JC

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à José Carlos Antonio

Re: Dúvida ao se associar funções!

por Ricardo Caiado -
José,

Eu entendi o que você explanou.

Mas o que eu ainda não consegui entender é por que ao se atribuir a função "Administrator" no "Curso Moodle" essa herança não é herdada nos outros cursos como ocorre exatamente com a função "Teacher"?

Ricardo

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Caiado

Re: Dúvida ao se associar funções!

por José Albuquerque -

Ricardo,

A herança é herdada, só que fica invisível. Acesse como seu usuário 'Dummy' (acho que é esse o nome que vc designou global como administrador) e experimente (simule) alterar alguma coisa em qualquer dos cursos. Pela lógica ele conseguirá.

Espero ter esclarecido e não confundido!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Caiado

Re: Dúvida ao se associar funções!

por José Carlos Antonio -
Olá Ricardo,

Os administradores tem todos os privilégios do sistema, então eles são administradores de qualquer curso. Como administrador do sistema você pode acessar todos os privilégios de professor de qualquer curso e mais os privilégios acima dessa categoria.

É por aí a dúvida?

Abraço,
JC

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à José Carlos Antonio

Re: Dúvida ao se associar funções!

por Ricardo Caiado -
José,

A questão não o que uma função pode ou não fazer. Isto está claro para mim.

O que eu não entendo aindda é a seguinte situação:

1) Me encontro no Moodle, entenda fora de qualquer curso.

2) Associo minha conta a função "Teacher". Automaticamente estou inscrito em todos os cursos até então criados.

3) Desassocio minha conta da função "Teacher". Automaticamente sou removido de todos os cursos que anteriormente havia sido inscrito de forma automática.

4) Associo minha conta a função "Administrator". Não sou inscrito em todos os cursos até então criados.

A pergunta é: a inscrição automática que ocorre no item (2) é algo que está no "core" do Moodle ou é algo configurável através das permissões dos "roles"?

Li de cabo a rabo todas as permissões e nada me pareceu que ligasse ou desligasse esta inscrição "automática".

Ricardo

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Caiado

Re: Dúvida ao se associar funções!

por José Carlos Antonio -
Olá Ricardo,

Eu não tenho certeza da resposta à sua pergunta porque na verdade não está muito claro para mim o que você está realmente fazendo. Então vamos tentar assim:
1 - me diga qual é a versão do Moodle que está usando;
2 - descreva exatamente (passo-a-passo) o procedimento que está usando para tornar um usuário "professor" (tutor?);
3 - descreva o que ocorre quando você o retira da categoria de professor e como está fazendo isso também.

Vou tentar reproduzir na minha plataforma e ver se entendo o que está ocorrendo aí, combinado?

Abraço,
JC

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Caiado

Re: Dúvida ao se associar funções!

por Edgar Amorim -

Ricardo,

Com relação às suas questões, eu trabalho com o Moodle desde 2005 e nunca vi esse comportamento de inscrição automática. Numa das versões do ano passado foi adicionado um parâmetro que autoriza ou não o usuário administrador ver a lista de cursos ou o conteúdo de outros cursos (ainda não testei o comportamento), mas isso não significa inscrição automática ou não.

Quando você afirma que o usuário administrador não é inscrito "automaticamente" nos cursos, tenho a impressão que o tal parâmetro que impede a visão de um curso esteja ativo e que na realidade o que ocorre não é a inscrição, mas sim a possibilidade de ver os cursos, o que é uma funcionalidade normal de quem vai editar cursos. Um usuário está inscrito num curso apenas se ele aparece na lista de "participantes" ou na opção de designar funções. Vale lembrar também, que quando você atribui o perfil de tutor/professor-autor por meio da opção de atribuição de funções globais do sistema, aquele usuário verá o conteúdo de todos os cursos, mas não estará inscrito nele. Para um usuário poder ver/editar somente um determinado curso, o perfil de tutor deve ser atribuído em designar funções "dentro do curso".

Enfim, espero que mais essas informações ajude de alguma maneira.

Sucesso!

Edgar Amorim

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Edgar Amorim

Re: Dúvida ao se associar funções!

por Ricardo Caiado -
Edgar,

Acho que você deu a dica certa...

O meu perfil de "Administrator" está com a opção "Visualizar Cursos" como "Não atribuído".

O meu perfil de "Teacher" está com a opção "Visualizar Cursos" como "Permitir".

Acho que é por aí. Vou rodar uns testes aqui e depois coloco minhas opiniões a respeito.

Abração,

Ricardo

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Caiado

Re: Dúvida ao se associar funções!

por Gilvan Marques -
Imagem de Translators
Bom dia Ricardo,

Dei uma passagem geral em todas as respostas e vou tentar explicar:

- No nivel global, administrador é o cara quem faz tudo no sistema, mesmo dentro dos cursos, não necessariamente aparecer como participante desse curso;

- No nível global, teacher, aparecer em todos os cursos como professor;

O que fazer:

- Designe a função de professor somente dentro do curso que o professor irá trabalhar.

Gilvan

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gilvan Marques

Re: Dúvida ao se associar funções!

por manuel Pinto -

Encontra-se em

  • teste
  • / Administração
  • / Utilizadores
  • / Permissões
  • / Políticas de utilizadores


Atribuir cargos em Sistema principalAjuda com Atribuir cargos em Sistema principal (Nova janela)

AVISO! Qualquer cargo que atribua a partir desta página vai ser aplicada aos utilizadores de todo o sítio, incluindo página principal e todas as disciplinas.
Cargos Descrição Utilizadores
Administrador Habitualmente, os administradores podem fazer qualquer coisa no sítio, em todas as disciplinas. 1 Administrador Utilizador

Contagem das avaliações:  -