Instalando moodle Locaweb

Instalando moodle Locaweb

por Franklin Souza -
Número de respostas: 20
Descompactei o moodle dentro do ftp, esta numa boa, mas na hora de selecionar o idioma e continuar a instalarção ele fala pra eu mudar uma configuração no arquivo .htaccess "register_globals" para "off" , eu editei o arquivo porém o problema persiste. Se quiser pode conferir http://www.frsouza.com.br/moodle

Anexo moodle_trouble.jpg
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Franklin Souza

Re: Instalando moodle Locaweb

por Rogerio Siqueira -

 Franklin , faz o seguinte muda no php.ini e altera o register_globals para off e depois de instalar vc volta o original .

ai vc consegue instalar qq coisa basta falar q eu te ajudo.. ja instalei alguns sites na locaweb.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rogerio Siqueira

Re: Instalando moodle Locaweb

por Tiago da Gama Alvarenga -

Rogério, estou com o mesmo problema e já contactei a locaweb que me respondeu da seguinte maneira:

Bom dia,

Em ambiente Windows não é possível efetuar a alteração por conta da configuração ser global, impactando diretamente nos outros sites que são executados sob o mesmo servidor.
Para consultar a configuração das diretivas em sua hospedagem, crie um arquivo info.php usando o seguinte código:

----------------------
 <?php phpinfo(); ?>
----------------------

Sou muito leigo, não possuo conheceimentos em PHP, e estou completamente perdido nesse problema. Alguem pode me ajudar por favor.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Tiago da Gama Alvarenga

Re: Instalando moodle Locaweb

por Edgar Amorim -
Tiago,

Peça à Locaweb para alterar seu plano para Linux. Nesse plano você tem opções de controle sobre as diretivas PHP.

Sucesso!

Edgar Amorim

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Edgar Amorim

Re: Instalando moodle Locaweb

por Tiago da Gama Alvarenga -

Olá Edgar, a Locaweb da todo o suporte quanto a mudança de plataforma, mas como o servidor que estou utilizando é de empresa onde trabalho, os responsáveis pelo site não autorização a migração. Estou sem saber o que faço...

 Um abraço e obrigado pela preocupação.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Tiago da Gama Alvarenga

Re: Instalando moodle Locaweb

por Edgar Amorim -
Tiago,

Você pode criar um arquivo config.php com o notepad ou outro editor de textos que gere um arquivo txt. Segue abaixo o conteúdo desse arquivo - o que está entre as linhas com "============" (não inclua essas linhas de "sinais de igual"). Depois substitua:

-> dbhost pelo nome do seu servidor de banco de dados
-> dbname pelo nome do banco de dados
-> dbuser pelo nome do usuário do banco de dados (com direitos totais)
-> dbpass pelo senha de acesso do banco
-> wwwroot pela url de acesso à sua instal Moodle
-> dirrrot pelo caminho do diretório que contém a instal Moodle
-> dataroot pelo caminho do diretório de dados Moodle

Lembre de adicionar a linha que o Rogério sugeriu pra você. Depois de montar o seu config.php, copie-o para o diretório raiz do Moodle e em seguida aponte o navegador Internet para o Moodle. A sua instalação deve ser completada sem problemas.

Sucesso!

Edgar Amorim
www.intereduca.com.br


==================================================
<?php /// Moodle Configuration File

unset($CFG);

$CFG->dbtype = 'mysql';
$CFG->dbhost = 'mysql.seudominio.com.br';
$CFG->dbname = 'seubancodedados';
$CFG->dbuser = 'usuariobandodedados';
$CFG->dbpass = 'senhausuario';
$CFG->dbpersist = false;
$CFG->prefix = 'mdl_';

$CFG->wwwroot = 'http://www.serudominio.com.br/seumoodle';
$CFG->dirroot = '/home/storage/c/63/e2/seudominio/public_html/seumoodle';
$CFG->dataroot = '/home/storage/c/63/e2/seudominio/moodledata';
$CFG->admin = 'admin';

$CFG->directorypermissions = 00777; // try 02777 on a server in Safe Mode

require_once("$CFG->dirroot/lib/setup.php");

// These variables define DEFAULT block variables for new courses
// If this one is set it overrides all others and is the only one used.
$CFG->defaultblocks_override = ':participants,search_forums,calendar_upcoming,calendar_month,admin,online_users';


// MAKE SURE WHEN YOU EDIT THIS FILE THAT THERE ARE NO SPACES, BLANK LINES,
// RETURNS, OR ANYTHING ELSE AFTER THE TWO CHARACTERS ON THE NEXT LINE.
?>

=================================================
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Franklin Souza

Re: Instalando moodle Locaweb

por João Neto . -
Tive o mesmo problema na Metaweb e eles fizeram a alteração proposta dando prosseguimento à instalação.

O segundo problema foi a criação da pasta moodledata antes da pasta www que demoraram o final de semana para resolver (help desk tem 24 no máximo para dar prontidão no seu pedido).

Agora estou enrolado na conexão do banco de dados..

Estou vendo que as hospedagens apresentam pouca diferença!!
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Franklin Souza

Re: Instalando moodle Locaweb

por Rafael Maglione -
Franklin,

Se você possui uma hospedagem compartilhada com SO Windows não será possível resolver este problema. As configurações especificas de PHP só podem ser alteradas na plataforma Linux da Locaweb.

Eu tenho o Moodle instalado nas duas plataformas e funciona sem problemas.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Franklin Souza

Re: Instalando moodle Locaweb

por Tiago da Gama Alvarenga -

Rogério, estou com o mesmo problema e já contactei a locaweb que me respondeu da seguinte maneira:

Bom dia,

Em ambiente Windows não é possível efetuar a alteração por conta da configuração ser global, impactando diretamente nos outros sites que são executados sob o mesmo servidor.
Para consultar a configuração das diretivas em sua hospedagem, crie um arquivo info.php usando o seguinte código:

----------------------
 <?php phpinfo(); ?>
----------------------

Sou muito leigo, não possuo conheceimentos em PHP, e estou completamente perdido nesse problema. Alguem pode me ajudar por favor.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Tiago da Gama Alvarenga

Re: Instalando moodle Locaweb

por João Neto . -
Logo depois dessa resposta a Metaweb se prontificou a colocar ele rodando e está até o presente momento.
Em momento algum posso reclamar da Metaweb depois da instalação!!
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Tiago da Gama Alvarenga

Re: Instalando moodle Locaweb

por Acauan Ribeiro -
Olá a todos, bom para resolver esse problema faça o seguinte:

1 - Crie um arquivo no bloco de notas contendo a seguinte linha
register_globals=off

2- Salve este arquivo com o nome php.ini

3 - Envie para a pasta raiz do seu host no meu caso foi o public_html.

Acredito que isto resolva.

Abraços
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Acauan Ribeiro

Re: Instalando moodle Locaweb

por Tiago da Gama Alvarenga -

Poxa amigo, nada resolveu... fiz o arquivo e coloquei em todas as pastas e não adiantou. Já tentei de tudo e nada. Alguém ai com uma outra solução??? por favorrrrr socorroooooooooo... to desesperado com isso...

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Tiago da Gama Alvarenga

Re: Instalando moodle Locaweb

por Tiago da Gama Alvarenga -

É pessoal, entrei em contato com a Locaweb e me foi reafirmado que não é possível essa alteração em servidores Windows. A minha solução seria mudar minha plataforma para Linux. Porém no mesmo servidor é hospedado o site principal da Instituição que eu trabalho e para trocar de plataforma é impossível.

Não sei o que faço...

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Tiago da Gama Alvarenga

Re: Instalando moodle Locaweb

por Acauan Ribeiro -
Hum.. é acho que esse procedimento só sirva para plataforma Linux.
Bom tente mudar então.. da um pouco de trabalho mais Linux como servidor é bem melhor é, abraços.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Acauan Ribeiro

Re: Instalando moodle Locaweb

por Tiago da Gama Alvarenga -

É Acauan eu sei, mas estou hospedando o moodle no servidor da minha empresa, e os responsáveis pela a parte da web nem pensam em fazer isso. Dizem que já estão deixando muito eu utilizar o servidor, agora mudar a plataforma é demais. Eu entendo a posição deles... Vou ver se consigo hospedar em outro lugar... ainda estou decidindo o que fazer.. fiquei meio desanimado, mas bola pra frente...

Abraçãoooo e vlw pela ajuda...

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Tiago da Gama Alvarenga

Re: Instalando moodle Locaweb

por Rogerio Siqueira -
Tiago desculpe a demora,

coloque no arquivo "config.php" logo após "<?php" no começo mesmo a seguinte diretiva:

ini_set('register_globals', 'Off');

isso deve ajudar vc, sem mudar o servidor . qq coisa me avise ok ;)



--
Rogerio Siqueira
Administrador de Redes / Segurança
Consultor / Desenvolvedor Moodle - EAD
Software Livre - Linux / Unix
educação: www.educsp.com
tel. 9852-8302
skype: triscelo
msn: elotrisc2004@hotmail.com
gtalk: triscelo@gmail.com
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rogerio Siqueira

Re: Instalando moodle Locaweb

por Tiago da Gama Alvarenga -

Obrigado pela ajuda Rogério... só que não funcionou...

Se não me engano o arquivo definitivo do "config.php" é criado depois que a instalação do moodle é feita. Eu não consigo nem instalá-lo devido ao problema do 'register_globals'. Porém, abri o diretório do moodle e lá há um arquivo chamado "config-dist.php" (não sei se ele é temporário por eu já ter começado a instalação e não ter terminado). Tentei colocar o código que você me deu, mas continua a mesma coisa. Tem outra solução ai amigo?

Pedi para mudar a plataforma do site, mas os administradores web da Instituição não concordaram. Não sei o que faço...

Um abraço a todos...

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Franklin Souza

Re: Instalando moodle Locaweb

por Junior Saraiva -
Olá pessoal, Essa é a minha primeira contribuição no fórum, portanto desde já aviso que se fizer algo errado por gentileza me orientem. Aproveitando essa tópico gostaria de saber se conseguiram finalizar a instalação no servidor Locaweb. Já instalei moodle em vários outros servidores (que usam cpanel) e nunca tive problemas. Porem com esse painel da Locaweb não consigo fazer sequer a conexão com o banco de dados. Pergunto, depois de criar o banco no painel, não preciso "setar" as permissões pro usuário que criei? Abaixo a mensagem de erro que me aparece: --------------------------------------------------------------------------- Erro: Conexão com o banco de dados falhou É possível que o banco de dados esteja sobrecarregado ou não está funcionando adequadamente O administrador do site também deve verificar se os dados do banco de dados foram corretamente especificados no config.php Warning: mysqli::mysqli() [mysqli.mysqli]: (HY000/2005): Unknown MySQL server host 'mysql03.MEUSITE.org.br' (1) in /home/storage/1/b2/d1/MEUSITE1/public_html/ava/moodle/lib/dml/mysqli_native_moodle_database.php on line 75 Alguma sugestão de como resolver isso? Desde já agradeço a todos.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Franklin Souza

Re: Instalando moodle Locaweb

por Edio Mazera -

Se o seu servidor web, opera com PHP em módulo do apache, e sua hospedagem não configurou corretamente pode-se utilizar o arquivo .htaccess para algumas instruções. Se a intenção é liberar a variável register_globals, utilize o seguinte parâmetro:

php_flag register_globals off

Salve o arquivo, como o nome .
htaccess e publique o mesmo no seu diretório raiz do moodle. Com isso ha uma certa perda de performace e não é a melhor solução.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Franklin Souza

Re: Instalando moodle Locaweb

por Rafael Correia -

EDITADO: esta solução se aplica ao moodle 2.0.10 precisei utilizar esta versão antiga pois o meu servidor está com uma versão antiga do PHP

SOLUÇAO

Primeiro, o moodle exige esta configuração por uma questão de segurança. Mas pelo que pude ver, da forma que o moodle foi feito este ponto não é tão crítico.

Segundo, os servidores windows por ai a fora que não utilizam o Apache ou suas vertentes como a LocaWeb criam um problema para os clientes pois eles não podem configurar suas variaves, todas são GLOBAIS. A solução proposta pela LocaWeb é a migração para servidores Linux. SOLUÇAO? rs... E minhas paginas ASP.NET da vida?

Então? Iai qual a solução?

A unica solução neste caso é modificar o código do moodle para não ser "tão chato" e isso obviamente não é dificil. Alterei um aquivo onde faz o teste da variável "register_globals" na "instalação" do moodle e já resolvi o problema.

O que vocês devem fazer é:

no arquivo: setuplib.php você deve comentar ou remover o seguinte codigo:

if (ini_get_bool('register_globals')) {
    print_error('globalswarning', 'admin');
}

O meu está funcionando perfeitamente na LocaWeb. Qualquer coisa entrem em contato.

Contagem das avaliações:  -