Moodle brasileiro - meses em inglês

Moodle brasileiro - meses em inglês

por Marco Antonio -
Número de respostas: 22

Olá colegas. Estou implementando um sistema com o moodle em português brasileiro e queria saber que tipo de entrada vocês colocaram nas variáveis do sistema para ele acessar as datas e os nomes dos meses e dias corretamente. Eu coloquei pt_br e pt-BR mas não resolveu. Todos os meses aparecem com nomes em inglês. Peço a ajuda de vocês e desde já agradeço a atenção e colaboração. Obrigado.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Marco Antonio

Re: Moodle brasileiro - meses em inglês

por Leonardo Lazarte -
Olá, Marco Antonio,

Não sei qual é o sistema operacional que você utiliza. No meu caso, utilizando FreeBSD, consegui resolver o problema quando atribui para a variável:

locale

o valor

pt_BR.ISO5589-1

Sorte!
Leonardo
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Leonardo Lazarte

Re: Moodle brasileiro - meses em inglês

por Marco Antonio -

Obrigado Leonardo.
Usamos Windows2003 Server. Coloquei tudo quanto é tipo de locale e nada. pt_BR, pt-BR... nada.

Conto com a ajuda de vocês.


Novamente obrigado

Marco

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Marco Antonio

Re: Moodle brasileiro - meses em inglês

por Paula de Waal -

Oi Marco Antonio,

no site da Microsoft as variaveis para setlocale são as seguintes opções:

"portuguese-brazil" or "ptb"

http://msdn.microsoft.com/library/default.asp?url=/library/en-us/vclib/html/_crt_language_strings.asp

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paula de Waal

Re: Moodle brasileiro - meses em inglês

por Marco Antonio -

Obrigado Paula,

efetuei diversas alterações nos campos das variáveis. Informei ptb, portuguese-brazil, pt_br, pt-br, mas nada. Não sei mais o que fazer para os meses sairem no formato da língua portuguesa. Eles teimosamente continuam sendo informados como na língua inglesa. Teria alguma outra forma de se alterar isso via código? Eu sei que no moodle.php dentro do diretório lang/pt_br podemos alterar os nomes dos meses e dos dias da semana. Lá está tudo ok, correto, em português. Peço a colaboração de vocês:

quais variáveis vocês, que usam o moodle em língua "brasileira" informam, para ele sair corretamente com os meses e dias da semana em nossa língua?
Em Configurar Variáveis, o que vocês informam nas variáveis:

langlist:
locale: ????

Conto com vocês

Obrigado

Marco Antonio
p.s.: ahh, ia me esquecendo. Percebi agora que o select box, a primeira variável, chamada lang, na opção Configurar Variáveis, encontra-se vazio. É para ser assim mesmo? Informo que usamos windows2003 server e IIS e temos somente o diretório pt_br no diretório lang(todas as outras línguas foram excluídas)

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Marco Antonio

Re: Moodle brasileiro - meses em inglês

por Paula de Waal -

Oi marco Antonio,

Eu acho que o seu problema è de instalação do idioma no webserver - quase todos os problemas deste tipo dependem do webserver e não da configuração do Moodle. Os códigos que eu tinha dado são para a configuração do server e não para o setup do moodle.

Paula

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paula de Waal

Re: Moodle brasileiro - meses em inglês

por Marco Antonio -

Olá Paula

obrigado. Porém, acredito que não é problema com o webserver. Veja porque:

quando entro no site do Moodle ele automaticamente altera a linguagem e, consequentemente, a formatação das datas, meses, dias para o formato brasileiro, como no exemplo:

Re: How to use the lesson module
por
judy bazso - terça, 17 agosto 2004, 15:29

Entendeu? Acho que tem mais a ver com a forma com que estou configurando alguma coisa(ou deixando de configurar). Isso é chato pois vejo sites do moodle no Brasil apresentando corretamente as datas. Mas os colegas não nos informam como fazem isso(ou como fizeram). Infelizmente.

Novamente obrigado

Marco Antonio

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Marco Antonio

Re: Moodle brasileiro - meses em inglês

por Paula de Waal -

Oi marco Antonio, com um pouco de paciência o problema vai ser resolvido! NO Moodle.org e em outros sites Moodle as datas estão corretas por duas razões:

1- a variàvel locale foi preenchida corretamente, se necessário, ou interpretada pelo Moodle (quando você deixa em branco o campo)

2- o sistema, no seu caso windows e o webserver tem as extensões do idioma configurado instalados e bem configurados (extensões dos respectivos programas e não de Moodle)

Dê uma olhada nestas discussões em português para ver se o problema pode ser parecido com o seu:

http://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=12713

http://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=9231#46308

e nesta outra em inglês:

http://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=12518

http://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=8233#39471

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Marco Antonio

Re: Moodle brasileiro - meses em inglês

por Leonardo Lazarte -
Marco Antonio,

Desculpe o toque, mas certamente sua frase final em pouco contribui para que você obtenha respostas, nem para a construção de uma comunidade.

Quanto a seu problema, a Paula tem razão, sim. Conforme você pode conferir nas discussões por ela apontadas, e também nas FAQs, e na mensagem que eu mandei alguns dias atrás, a questão é a seguinte:

1. A maioria das mensagens do Moodle são produzidas por ele mesmo, na linguagem escolhida, no caso, pt_br. Estas mensagens são produzidas por seus colegas da comunidade de Moodlers, e nunca são completas, conforme o Martin explicou, até pelo fato do Moodle estar sempre em evolução.

2. Tem algumas mensagens que são produzidas pelo sistema, e não pelo Moodle. O caso que mais freqüentemente aparece é o das datas.

3. Para saber como formatar as datas, o sistema operacional (no seu caso Windows 2000?), tem um conjunto de informações num módulo chamado de "locale".

4. Seu seu sistema tiver o tal de "locale" instalado. Basta você informar para ele em qual das linguagens que ele conhece você quer as mensagens DO SISTEMA (não do Moodle).

5. Para fazer isto, você tem que preencher adequadamente a variável de configuração chamada "locale". O nome padrão seria "pt_br", mas isto varia um pouco de sistema para sistema. No FreeBSD é "pt_br.ISO8859-1", e no Windows 2000 "ptb" ou "portuguese-brazil".

6. Resumindo, são duas as variáveis a configurar para a língua: "lang" Português - Brasil (pt_br), e "locale" portuguese-brazil, no seu caso.

Espero que isto ajude, lembrando que, se seu sistema não tiver o "locale" funcionando (o que é pouco provável no W2K), nada disto adianta.


Atenciosamente,
Leonardo
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Leonardo Lazarte

Re: Moodle brasileiro - meses em inglês

por Marco Antonio -
Obrigado à Paula e ao Leonardo.
Mas o que eu falei que ficou tão mal-entendido? Bem, tem coisas que é
melhor não levar adiante. Entendi. Pois então: acho estranho que o
servidor Windows2003 com IIS6 instalado não me dê suporte ao locale do
Brasil, por exemplo. Usamos outras aplicações nesse mesmo servidor e
tudo funciona maravilha. Talvez seja essa a minha indignação: como
pode tudo o demais rodar sem problemas e a minha instalação do Moodle
acontecer isso.

Vou configurar com as suas definições.

Obrigado novamente e me desculpe se falei algo demais. Herrar é umano.

Marco
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Marco Antonio

Re: Moodle brasileiro - meses em inglês

por Marcelo Ukei -

Marco Antonio, não acredito que haja ma fé, visto que várias pessoas já tentaram ajudar. A dificuldade é que para tentar resolver um problema é preciso reconstituí-lo para se ter uma idéia do que possa estar acontecendo. Não possuo windows 2003 e nem uso IIS. Porém tentei reconstituir o problema usando o windows 2000. A data só aparece em inglês quando insiro um valor desconhecido para o sistema operacional do windows 2000 na variável "locale". O valor correto para o windows 2003 deve ser Portuguese_Brazilian conforme o site da microsoft,
http://www.microsoft.com/globaldev/reference/winxp/xp-lcid.mspx. Não posso afirmar com certeza.
Quanto ao problema da variável "lang" estar vazio, só consegui reproduzir o problema inserindo um valor errado em "langlist". Coloquei o valor pt-br em vez de pt_br. Verifique o valor de "langlist" ou deixe em branco.
Boa sorte

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Marcelo Ukei

Re: Moodle brasileiro - meses em inglês

por Marco Antonio -
Obrigado Marcelo.

OK. Tentei com as configurações que vc me repassou mas infelizmente
não fez rodar com as datas em pt-br. Deixei as 2 variáveis em branco e
nada.

Vou ter que deixar assim mesmo para os alunos.

Existe alguma forma pelo PHP de saber se o locale do Brasil ou outra
configuração está corretamente instalada para eu poder usar?

Obrigado novamente

Marco
Anexo moodle.gif
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Marco Antonio

Re: Moodle brasileiro - meses em inglês

por Marcelo Ukei -
Deixar as 2 variaveis em branco não resolveria o seu problema dos meses em inglês. Usando windows 2003 você deve usar da seguinte forma:

langlist: pt_br
locale: Portuguese_Brazilian
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Marco Antonio

Re: Moodle brasileiro - meses em inglês

por Marcos Oliveira -

Comigo funcionou da seguinte forma

locale = pt_BR.ISO8859-1 Isto é : onde você digita pt_br nas configurações, é só acrescentar ".ISO8859-1

esta dica foi enviada por Leonardo Lazarte 

Para mim está funcionando tanto no Windows IIS como no Linux.

Qualquer coisa é só dizer!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Marcos Oliveira

Re: Moodle brasileiro - meses em inglês

por Marco Antonio -

Marcos e Marcelo

muito obrigado!!! Massssssssss, ainda não deu. Informei as 2 configurações que vcs me enviaram. Sinceramente não sei mais o que fazer não... Coloquei tudo quanto locale e lang e nada. Estranhíssimo, afinal, não sou o único usuário do moodle no Brasil que rode em Windows2003 e IIS... paciência.

Obrigado novamente e se tiverem mais algumas suposições, estou à disposição.

Marco

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Marcos Oliveira

Re: Moodle brasileiro - meses em inglês

por Nivaldo Vasconcelos -
Olá Marcos e demais,

estou utilizando o Debian 3.1r2 e já tentei as modificações do locale sem sucesso para que o moodle apareça com os meses em inglês. Abaixo coloco o estado atual das variáveis de locale. Alguém tem alguma idéia.

Os valores abaixo foram filtrados do shell:
> export

Um abraço,
Nivaldo

declare -x LANG="pt_BR.ISO8859-1"
declare -x LANGUAGE="pt_BR:pt:pt_PT"



Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Marco Antonio

Re: Moodle brasileiro - meses em inglês

por Paula de Waal -

Oi Marco Antonio, achei uma discussão no fórum sobre idiomas orientais que indica o mesmo problema que você encontrou com windows iis -

http://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=8655

para superar o problema o rapaz adicionou uma linha de código em lib/setup.php:

setlocale (LC_ALL, $CFG->locale); // line 235

veja também a discussão em

http://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=11891

eu não uso servidores windows mas não custa nada tentar esta solução (lembre-se de fazer um backup do arquivo original)

Paula

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paula de Waal

Re: Moodle brasileiro - meses em inglês

por Marco Antonio -

Obrigado Paula pela atenção

entrei no forum e já postei uma dúvida pois não encontrei aquela linha na versão que utilizo(1.4). Espero agora a colaboração do Taka Kago.

Obrigado novamente

Marco

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Marco Antonio

Re: Moodle brasileiro - meses em inglês

por Eder Augusto -

Eu resolvi este problema usando no Locale a seguinte configuração:

português(BRASILEIRO) ou português(BRASIL)

Eu testei esta configuração no Windows 98 e também no Windows XP.

Esta é uma configuração padrão que aparece em qualquer versão do Windows BR instalada, basta olhar em Configurações Regionais no PAINEL DE CONTROLE.

T+!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eder Augusto

Re: Moodle brasileiro - meses em inglês

por Marco Antonio -
Aehhhh Eder.... Perfeito... Magavilha! Agora está funcionando like a charm... Parabéns e obrigado.

[]s

Marco

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Marco Antonio

Re: Moodle brasileiro - meses em inglês

por Eder Augusto -

Valeu Marco... Legal ver que tudo deu certo!!

Esta foi a minha primeira participação no Fórum e espero sempre estar ajudando e também ser ajudado quando precisar.

A comunidade do Moodle só tem a ganhar.

 

Abraços,

Eder Augusto.

Contagem das avaliações:  -