Integração do Moodle com sistema RM da Totvs

Integração do Moodle com sistema RM da Totvs

por Vagner Storchi -
Número de respostas: 19
Olá pessoal, sou o responsável pelo Moodle na instituição de ensino onde trabalho. Estamos migrando o sistema antigo (Sagu) para o RM da Totvs. A idéia é integrar o Moodle com o RM, gostaria de saber se alguém já fez essa integração e se teve algum problema em fazê-la? Como sou novato no mundo Moodle, andei pesquisando formas de integração de bases de dados externas, pelo que eu vi existem plugins que já são instalados por default no Moodle, porém não estão habilitados (autenticação de usuários e inscrições de cursos). Gostaria de saber se estes plugins me ajudariam em algo? Uma vez que a base de dados utilizada pelo RM será MS SQL, e na lista de bancos de dados suportados por estes plugins citados acima, não encontrei nenhuma opção relevante ao MS SQL.

Obrigado!
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Vagner Storchi

Re: Integração do Moodle com sistema RM da Totvs

por Rogerio Siqueira -
Olá Vagner,

no moodle vc consegue informar aonde ele vai pegar as informações de Login.

vc pode indicar o caminho da base de dados.

aqui na empresa tb tenho o RM e pretendo tb fazer esta integração.

qq duvida basta falar sorriso


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rogerio Siqueira

Re: Integração do Moodle com sistema RM da Totvs

por Aramis Melo Nascimento -
Pessoal,
que programa é essee "RM" é algo para o meio acadêmico ?? é pago ou free ?

desde já agradeço

Att,

Aramis Melo
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Aramis Melo Nascimento

Re: Integração do Moodle com sistema RM da Totvs

por Vagner Storchi -
Oi Aramis,

O RM é um sistema da Totvs para gestão acadêmica (http://www.totvs.com/segmentos/educacional/ensino-superior/software-gestao-academica) ele é pago e digamos que bem caro ehehehe... Antigamente aqui na instituição utilizávamos o Sagu (http://sagu2.solis.coop.br/), que também é para gestão acadêmica porém é free, até hoje não entendi muito bem o porque trocaram, mas gosto é gosto. Não sei ao certo te dizer qual é melhor ou não, pois minha experiência com ambos os sistemas, principalmente com o Sagu não foi de muito tempo, porém posso te dizer que ele é um sistema completo e open source. Já o RM é um sistema pago e segundo o pessoal da Totvs tem muitos recursos a mais que o Sagu não tem. Até agora o pessoal aqui da instituição ta gostando bastante, principalmente por causa do suporte (Tem um rapaz que está acompanhando toda a migração do sistema e também está ensinando o pessoal a utilizar). Acho que é isso, não sei se te ajudou em algo?

Abraço!

Vagner Storchi.


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rogerio Siqueira

Re: Integração do Moodle com sistema RM da Totvs

por Vagner Storchi -
Oi Rogerio,

Pois é eu vi que o Moodle já possui por padrão um plugin para conexão com base de dados externa. Essa semana estive em reunião e fiquei sabendo que além do RM teremos um outro sistema que foi desenvolvido a um tempo aqui e que também deverá ser integrado junto ao Moodle. Minha idéia é fazer um script que alimente com os dados destes 2 sistemas (Pois o RM utiliza daqui utiliza MS SQL e o outro sistema utiliza PostgreSQL) uma terceira base em MySQL e fazer o Moodle ler desta base de dados através do plugin. Não sei se esta é a melhor solução, porem foi o que por hora pensei em dar certo.

Abraço!

Vagner Storchi.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Vagner Storchi

Re: Integração do Moodle com sistema RM da Totvs

por Carlos Castillo -

Olá Rogério, meu nome é Carlos Omar, aqui de Floripa, trabalho na Escola da Magistratura como admin de sistemas. Sou fã do moodle, de fato administro a EaD na sua TI com o Moodle como principal sistema. Li sobre o SAGU, mas não acho referências de pessoas ou administradores que tenham a experiência desse sistema. Posso aproveitar a sua esperiência, para perguntar para você, qual o seu testemunho sobre o SAGU? Você recomenda?

 

Abraço e agradeço pela informação!

carcasa@gmail.com

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rogerio Siqueira

Re: Integração do Moodle com sistema RM da Totvs

por Aramis Melo Nascimento -
cara o sagu ! é free ! pode ser integrado com o moodle ?? baixo no site ??
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Aramis Melo Nascimento

Re: Integração do Moodle com sistema RM da Totvs

por Vagner Storchi -
Oi Aramis,

Acessa http://sagu2.solis.coop.br/ nesse site você pode fazer o download do Sagu e também ver toda documentação. Quanto a integração vou ficar te devendo, pois ainda não fiz aqui na minha instituição. O que eu posso te dizer é que o Moodle já possui plugins que vem por padrão para fazer a conexão com uma base de dados externa, tanto para autenticação de usuários (Administração > Usuários > Autenticação > Gerenciar Autenticação), quanto para cadastro de novos cursos (Administração > Cursos > Inscrições) em ambos tu tens liberdade de configurar de acordo com as especificações do teu banco. Só te aconselho a criar um Moodle de testes para isso, para evitar problemas no teu Moodle em produção. Outra maneira é exportar os usuários do teu sistema pra uma planilha em Excel, salvar com a extensão CSV e importar para o Moodle (Foi o que fizemos aqui na instituição).

Qualquer dúvida, é só postar ai que te ajudo no que eu souber.

Abraço!
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Vagner Storchi

Re: Integração do Moodle com sistema RM da Totvs

por Rogerio Siqueira -
entao Vagner,

a utilização dos dois sistemas será pelo login do RM correto. entao vc pode criar uma aplicação local ou via web q alimente as duas bases para vc.

é bem facil fazer isso .

segue os meus contatos:

Rogerio Siqueira da Silva
Administrador de Redes / Segurança
Consultor / Desenvolvedor Moodle - EAD
Software Livre - Linux / Unix
educação: www.educsp.com
tel. 9852-8302
skype: triscelo
msn: elotrisc2004@hotmail.com
gtalk: triscelo@gmail.com

e com isso conversamos sobre desenvolver algo para o moodle fazer esta integração sorriso
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rogerio Siqueira

Re: Integração do Moodle com sistema RM da Totvs

por Vagner Storchi -
Oi Rogerio,


Já anotei teu contato aqui, estou só esperando o pessoal aqui da instituição definir alguns detalhes envolvendo o RM, mas assim que estiver ok a gente conversa melhor.

Abraço!
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Vagner Storchi

Re: Integração do Moodle com sistema RM da Totvs

por Ângelo Rigo -

Oi Vagner

Não tem mistério, usamos faz tempo e já está mais madura esta funcionalidade do moodle, habilita autenticação e inscrição via base de dados externa,

Digita os dados de acesso para as respectivas bases

Mapeie as colunas externas (totvs) para as internas (moodle)

Crie uma tarefa agendada (cron) num horario da madrugada 

E está feito!

 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Vagner Storchi

Re: Integração do Moodle com sistema RM da Totvs

por Marcello Toledo -

Caso precise de integração de TOTVS RM com Moodle veja a apresentação do meu projeto, o qual está 100% em funcionamento.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Marcello Toledo

Re: Integração do Moodle com sistema RM da Totvs

por Emanuel Douglas Araujo Ulisses Santos -

Caro Marcello,

Estou passando pelo mesmo problema, fazer integração do RM com o Moodle, li o seu arquivo, fiquei bem interessado, pois você conseguiu exatamente o que preciso, agora preciso de sua ajuda para como fazer essa integração.

Como o Moodle consegue ler a "dll" do RM?

Como preencher as disciplinas e os cursos automaticamente?

Grato

Emanuel Douglas

emanuel@faculdadesocial.edu.br

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Marcello Toledo

Re: Integração do Moodle com sistema RM da Totvs

por Marcos Paulo Sales dos Santos -

Estou  em um dilema, mas prometo criar um tutorial quando terminar!

Utilizo o moodle na versão 2.9, estou no meio de uma migração de sistemas acadêmico , saindo do SAGU PARA TOTVS , crie duas tabelas uma para inscrição outra para carga,  estou usando o plugin External Database Plugin. 2015051100

Segue todos os passos , na minha maquina local funciona, mas quando coloco no servidor de teste, da o seguinte erro  quando eu rodo sync.php 
Com Debug ADOdb   ativo 

(mssql): SELECT  MATRICULAUSUARIO,PERFILUSUARIO
                  FROM CorporeRM.dbo.ZINTEGRACAOEAD
                 WHERE IDNUMBER = ''


Minha maquina vem turo perfeito:

(mysqli): SELECT  matricula_usuario,perfil_usuario
                  FROM matricula_moodle4
                 WHERE idnumber_curso = 'ADM-3421-20172'

Cara me ajude!!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Marcos Paulo Sales dos Santos

Re: Integração do Moodle com sistema RM da Totvs

por Erison Quintela de Freitas -

Qual o erro que dá? coloca o print ai ou a mensagem de erro.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Erison Quintela de Freitas

Re: Integração do Moodle com sistema RM da Totvs

por Marcos Paulo Sales dos Santos -

Boa tarde Erison!

Perdão pela demora, mas como estava no meio do furacão, acabei fazendo as importações manualmente via  arquivos .csv.
No entanto criei alguns scripts em PHP para facilitar minha vida.
O único script que não consigo fazer funcionar direito é o de inscrição de usuário no curso , seguindo as orientações do Professor Badiu ->sql  Link  .

Criei também uma estrutura de  tabelas para usar o plugin  inscrição, o que não deu certo, pois o moodle esta instalado num banco postgres , enquanto a totys esta no SQL , mesmo setando o drive do mssql, o moodle não se conecta com a base  MSQL .

Estou enviado o meu código para apreciação !

Obs: atualizei meu moodle de 2.9 para 3.0.
 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Vagner Storchi

Re: Integração do Moodle com sistema RM da Totvs

por Cleber Ronaldo -

Agora a Totvs tem parceria com uma empresa de integração com o moodle.

https://worknow.com.br/produto/moodle/

É uma integração homologada pela Totvs inclusive.

A Worknow é especializada em integrações e customizações Totvs RM. Tem vários produtos de integração prontos e fora isso é o parceiro oficial da Totvs de integrações educacionais da Totvs.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Vagner Storchi

Re: Integração do Moodle com sistema RM da Totvs

por Aramis Melo Nascimento -
A Digito Tecnologia faz a integração Moodle x RM TOTVS: Notas, Grupos, Usuários e disciplinas.

Contato: 83999744328
Contagem das avaliações:  -