restringir o acesso 2

restringir o acesso 2

por Andreza Campos Alves -
Número de respostas: 19

Estou com um problema, preciso restringir o acesso do aluno somente para o curso que ele comprou. Mas da forma que a minha plataforma se encontra hoje, mesmo o aluno tendo comprado um só curso ele clicando nos outros consegue acessá-los.

Você saberia como fazer?

Obrigada;

Andreza.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Andreza Campos Alves

Chave de acesso

por Celso Faria -

Olá Andreza!

Uma maneira de restringir o acesso é colocando uma chave para o curso (Enrolment key).

Isso pode ser feito na parte do administrador:
-Vá em course categories, clique no curso desejado
-Clique em Settings (o primeiro iten com um desenho de uma mão escrevendo)
-Crie uma chave (Enrolment key), pode ser um número, palavra, qualquer coisa!

Só libere essa chave na véspera do curso e controle para ver se algum penetra entrou no curso. Caso isso ocorra vc tira o espertinho fora e muda a chave, pois ela só é necessária a primeira vez que o aluno acessa o curso.

No site do moodle existe um otimo manual em Inglês para professores e administradores do curso, está em Documentation / Other Docs / User-contributed documentation /  A comprehensive walkthrough for teachers, with many screenshots.

Também é legal dar uma volta pelo site do moodle na parte do admin, é só colocar na busca do site admin e já aparece um exemplo com explicações bem detalhadas.

Bom espero ter ajudado, como tbem sou iniciante é legal vc dar uma pesquisada para confirmar as informações acima.

Abraço

Celso

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Celso Faria

Re: Chave de acesso

por Guilherme Vilar -

Não sou um usuário experiente. Ainda continuo aprendendo. Assim sendo é possível que algum dos meus comentários não tenha a devida consistência.

Os comentários do Celso são pertinentes, entretanto ainda vejo uma dificuldade.

Um grande problema que vejo no Moodle é a dificuldade de controle dos grupos matriculados em um curso específico. Alguns pontos:

1) Acredito que o código de autorização deveria ser individualizado, permitindo um controle mais eficaz. Ter a necessidade de verificar se exite um penetra é algo improdutivo. Além do mais tal controle é necessário durante todo o curso.

2) Acredito também que a relação dos alunos deveria ser listada por curso solicitado.
Não deveria haver apenas uma relação única para todos os alunos.
Isso evitaria ter que ficar procurando quais os alunos que cumpriram os requisitos para inscrição  numa grande lista que inclui também nomes de alunos que não solicitaram inscrição para o curso em questão.

É de fundamental importância que uma ferramenta tão cheia de possibilidades como o Moodle inclua também ferramentas de controle.

Caso haja alguma imprecisão nos minhas observações, solicito que façam as devidas correções.

Guilherme

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Guilherme Vilar

Re: Chave de acesso

por Celso Faria -

Caro Guilherme

Você citou aspectos importantes, sem dúvida o controle dos alunos é um íten a ser explorado em futuras versões do Moodle.

Apenas um ponto me chamou a atenção, e não tenho certeza tbem se estou certo. No íten 1)
"Ter a necessidade de verificar se exite um penetra é algo improdutivo. Além do mais tal controle é necessário durante todo o curso.

Logo após o inicio de um curso vc pode verificar a presença de algum penetra, caso ele exista vc o elimina e muda a chave de acesso. Os alunos que já estão no curso não precisarão mais da chave, dessa maneira vc impede que novos alunos não "oficiais" se inscrevam, pois isso só seria possível com a nova chave. Dessa maneira vc não precisaria procurar por penetras ao longo do curso.

Sem dúvida tbem não é produtivo, mas talvez seja uma opção.

Caso esteja errado conto com a colaboração da comunidade pois ainda estou me iniciando no "mundomoodle"!

Abraço a todos!

Celso

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Celso Faria

Re: Chave de acesso

por Andreza Campos Alves -

Celso;

Ontém vc me respondeu sobre a chave de acesso, porém eu não consigo encontrar no Moodle a função "Enrolment Key" para poder criar a chave. Seria muito pedir para que vc me explicasse aonde eu posso encontrar essa função?

Atenciosamente;
Andreza.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Guilherme Vilar

Re: Chave de acesso

por Paula de Waal -

Oi Guilherme,

Esclareço os dois pontos indicados sobre o contrôle das inscrições:

1- É possivel, na nova versão, escolher o formato de autenticação das inscrições, inclusive com o uso de um database externo, pertencente a outros sistemas de gerenciamento da organização. É possível também impedir a autoinscrição, e utilizar módulos externos de autenticação (PAM)

2- Acho, como você, que seria interessante aver uma coluna adicional na lista dos usuários do site, relativa aos cursos em que está inscrito. Lembre-se, porém, que em cada curso existe a lista dos participantes de cada curso e o controle das inscrições pode ser feito ali, sem utilizar a lista do administrador do site, que compreende todos os usuários sorriso

Paula

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Celso Faria

Re: Chave de acesso

por Marcone Hilton -

Olá, Celso.

Li sua resposta à Andreza e fiquei imaginando o seguinte: será que não há uma maneira de usar um bloqueio mais eficiente a usuários indesejados? Da forma como se encontra atualmente, com o curso tendo uma única chave para cadastro, é um pouco vulnerável. Há algo que impeça a geração de uma chave única, através de um algoritmo que a valide junto ao banco de dados?

Seria interessante que houvesse uma opção, por exemplo, em que o aluno visse SOMENTE os cursos em que ele está matriculado - no qual foi inscrito pelo seu tutor.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Marcone Hilton

Re: Chave de acesso

por Celso Faria -

Caro Marcone,

Não saberia dizer se existe algum impedimento, precisaria dar uma olhada no código, ainda apanho bastante nessa àrea!

Sem dúvida o Moodle deverá evoluir nessa parte tbem. Estive pensando em uma alternativa "caseira". Uma de minhas opções de hospedagem possui um recurso de administração chamado c-panel. Com o c-panel posso proteger qualquer pasta do servidor através de multiplas senhas, tbem tem um recurso incrivel que instala o Moodle automaticamente.

Ok, seria péssimo em um curso com 100 alunos ou mais ter de criar uma senha e login para cada um. Sem duvida precisamos pensar em outra alternativa. Mas em caso de urgência, ou para reforçar a segurança pode ser uma  opção.

Abraço

Celso

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Celso Faria

Re: Chave de acesso

por Julio Vianna -

Prezado Celso, você poderia me informar qual o seu provedor e se está no Brasil?

Obrigado!

Julio Vianna.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Julio Vianna

Re: Chave de acesso

por Celso Faria -

Prezado Julio

Cada vez mais gosto da LOCAWEB.com.br, eles tem 0800, nunca tive problemas em 5 anos e pelo que pude pesquisar suporta o Moodle, não estou testando ele lá ainda.

O ponto é que a LOCAWEB não tem o cpanel e Fantastico Installer.
Utilizei um serviço L40.net, foi péssimo, agora estou migrando para winwebhosting.com . Segundo um amigo que trabalha na àrea funciona bem.

Existem serviços de hosting no Brasil que tem esses recursos mas acho que a maioria apenas revende os do exterior. Gosto de empresas que tem telefone e endereço, senão fico sem nehuma garantia.

Aqui vai alguns com cpanel e fantastico installer,não sei nada sobre eles:

http://www.mastershost.com.br
http://www.pwh.com.br

Espero ter ajudado!

Celso Faria

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Celso Faria

Re: Chave de acesso

por Marco Antonio Reginato -
Caros Celso e Julio

Estamos implantando, de modo cooperativo, nosso servidor de hospedagem com os recursos cPanel, Fantástico e várias opções de programas para instalação automatizada (não dispensa a configuração de variáveis específicas de cada usuário).

Somos estabelecidos em Rio Claro, SP, com telefone (19) 3533-8548.

Nosso endereço de servidor de hospedagem é:
http://www.regis-server.com.br
 - serviço em implantação -

Nosso endereço de implantação do moodle é:
http://www.cbta-gfin.com.br/virtual

Nosso endereço físico é:
Avenida 10 (Dez), 205 - Centro
13500-450 - Rio Claro - SP
BRASIL

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Celso Faria

Re: Chave de acesso

por Gustavo Paula -
Se me permitem comentar (sou o novato mais novato, ou talvez um dos últimos...), meu nome é Gustavo Paula, sou historiador e cibercientista (sim, isso existe!), bom ... sou usuário/admin/reconfigurador do Php-Nuke, o uso no meu portal de artigos, ainda venho o repensando em termos módulos e opções de reconfiguração para o e-learning. Ele também não é perfeito, mas dispõe de uma gigantesca comunidade desenvolvedora de módulos ...
A maioria dos módulos Php ou aplicativos independentes que encontro é ou própria para ele ou com ele compatível, de modo que não sabendo as regras de afinidades entre ele e o Moodle, não sei como esses aplicativos se sairiam no Moodle ...
Mas alguns desses são scripts de proteção a diretórios, em geral de instalação muito simples, são postos em um diretório e em teoria já o protegem com login e senha. Alguns possuem seus próprios cadastros de usuários.
Para procurá-los, busquem "login", "usuários", "controle", "cadastro", em sites para Phpnuke como :
Ou no mais genérico:
Talvez consigam adaptar ...
Ando pensando também se não seria possível criar um módulo "moodle" para funcionar sob a proteção de portais de segurança mais ampla como o Php-Nuke, para o qual existe um elogiado (mas ainda não testado por mim) sistema de segurança chamado Sentinel ... Proteção reforçada ao menos contra crackers ...
Todavia talvez os scripts protetores de diretório venham mais a calhar para o caso ...
Se funcionar, me avisem, rs ...
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gustavo Paula

Re: Chave de acesso

por Celso Faria -

Caro Gustavo

Nosso colega Rommel Barbosa, tbem esta no forum, me passou um link muito interessante:

http://www.edunuke.org

Não sei se vc já conhece, vale conferir!

Abraço

Celso Faria

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Celso Faria

Re: Chave de acesso

por Gustavo Paula -
Bom, esse site como pude notar, se refere ao PostNuke e não ao PhpNuke, todavia é sempre bom possuir sites para referência.
Acompanho o debate atento, rs.
Deverei tentar transferir o Moodle para meu servidor hoje de novo. Outro dia tentei, mas o upload às vezes era parado pela falta de comunicação de pacotes de dados em minha conexão no escritório. Irei aos poucos ...
Tenho no mesmo servidor o PhpNuke, o Phpbb2 e agora terei o Moodle, lembrando que o PhpNuke também vem com outro Phpbb2 reconfigurado para ele.
ACASO POSSUAM ALGUM SITE desenvolvedor de módulos ou plugins para o Moodle, me passem por favor, pois adoro baixar e testar aplicações, rs.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gustavo Paula

Re: Chave de acesso

por Mauricio Marinho -

Desculpe postar este tipo de questinamento aqui, mas não encontrei, em nenhum lugar no sistema a opção para sair de um fórum. Como posso deixar de receber as mensagens de um fórum?

Grato desde já,

Mauricio da Silva Marinho

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Mauricio Marinho

Re: Chave de acesso

por Andreza Campos Alves -

Olá Maurício;

Não sei se é bem isso que vc quer saber, mas para não receber mensagens dos Fóruns você deve entrar em editar perfil e na opção "Assinatura automática" escolha a função "não quero ser assinante dos fóruns automaticamente.

Atenciosamente;
Andreza.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Mauricio Marinho

Re: Chave de acesso

por Paula de Waal -

Mauricio,

para cancelar a assinatura de um fórum use o link na email que você recebeu ou clique "Suspender o recebimento de mensagens deste fórum via email" no alto da página principal do fórum em questão. Voc~e também pode fazer isto a partir do link "fóruns" no menú lateral (se for presente) ou na path de navegação

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Marcone Hilton

Re: Chave de acesso

por Celso Faria -

Marcone,

Recentemente conversamos sobre o problema do controle de acesso. O Moodle é surpreendente, estou aqui testando a Versão 1.4 e não é que já resolveram o problema! Agora existe a possibilidade de usar uma base de dados externa de qualquer tipo. Aqui vai o texto:

You can use a external database (of nearly any kind) to control your enrolments. It is assumed your external database contains a field containing a course ID, and a field containing a user ID. These are compared against fields that you choose in the local course and user tables.

Existem mais opções, ainda não pude conferir tudo.
É só dar uma olhada em Administration » Users » Enrolments

Abraço

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Andreza Campos Alves

Re: restringir o acesso 2

por Leandro Barbosa Rodrigues -

Voltando ao assunto do tópico, basta utilizar senhas diferentes para cada curso.

Permitindo auto inscrição.

Ou então faça inscrições manuais.

Contagem das avaliações:  -