Separando alunos em turmas diferentes

Separando alunos em turmas diferentes

por Paulo Bezerra -
Número de respostas: 6

Olá Pesoal, me ajudem por favor!      

1) Se eu tiver um curso com muitos alunos, sei lá, uns 150, por exemplo, qual a forma mais prática de inscrevê-los? Manualmente? Carregando um arquivo txt? Habilitar para que eles façam a inscrição?


2) Por questão de comodidade suponhamos que eu decidisse separar esses 150 alunos em três turmas diferentes, A, B e C e já determinasse que alunos devessem ficar na turma A, turma B e turma C.
    a. Como devo proceder para que o aluno ficasse na turma determinada pra ele e não em outra?
    b. Como fazer uma alimentação única (como explicar!). Como o conteúdo da disciplina é o mesmo para os 150 alunos, tendo separado em três turmas para facilitar o trabalhos dos tutores, por exemplo, tem como inserir conteúdos, tarefas, mensagens num fórum etc, de uma única vez e elas aparecerem nas três turmas? Não sei se fui claro!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paulo Bezerra

Re: Separando alunos em turmas diferentes

por Luciano Deluqui Vasques -

Bom Dia Paulo

Procedimentos:

1. Criar o curso. Importante é colocar ID do curso. Para utilização na planilha abaixo

2. Criar os grupos (Nomes sem acentos e sem brancos)

3. Criar uma Planilha em excell com os 150 alunos:

  • Colunas a colocar na planilha:
  • Nome, sobrenome, Usuario, senha, email, Nome do grupo, nome simplificado do curso. ou as que achar necessário.
  • Estas informações acima, devem ser nomes reservados da tabela de usuarios no Moole. Se n"ao me falaha a memoria devem ser em inglês. Se fizer uma exportação, poderá ver os nomes que interessam;

4. Importar para a lista e users

4. Ir no curso e acionar Grupos para ver se tudo parou no lugar certo.

5. Voltar a lista de usuarios e confirmar

Aqui na Universidade fizemos para 10 turmas de 50 alunos, total de 500  funcionou, bingo.

Abraços,

Luciano Deluqui

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paulo Bezerra

Re: Separando alunos em turmas diferentes

por Leonor Teixeira Dias -
Olá, Paulo!


Faça isso usando uma planilha do Excel.

Sua planilha deve ter os seguintes títulos no cabeçalho (vide arquivo anexo):

username /password / firstname / lastname / email / city / course1 / group1 / type1

Use "changeme" como senha padrão. Isso fará com que, assim que logarem, seja solicitada, automaticamente, a troca de senha.

"course1" é a disciplina que você vai inscrevê-los, (pode colocar outras, basta seguir a sequência course2, course3...)

"group1" é o grupo de vai inscrevê-los (você pode ter a disciplina "Informática" e vários grupos nela "Redes", "Banco de Dados", por exemplo)

"type1" é o perfil que vai assumir, o número "1" indica que ele será inscrito com o perfil de "aluno".

Monte sua planilha no Excel e salve como "CSV (separado por vírgulas)". É recomendável não usar acentos nos nomes.

Entre como administrador do Moodle.

No box "Administração do site", clique em "Usuários" > "Contas" > "Carregar lista de usuários", localize o seu arquivo "CSV" e vá em frente, basta ir confirmando...

Se tiver algum erro ao carregar (e-mail duplicado ou acentos, ele vai informar para você sobre os erros. Aí basta corrigir manualmente, fazendo o cadastro individual)



Atenciosamente,



Leonor Dias

Anexo carregar_usuarios.JPG
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Leonor Teixeira Dias

Re: Separando alunos em turmas diferentes

por Joaquim Carvalho de Aguiar Neto -

Bom dia!

Leonor Dias

Tive um pequeno problema no carregamento de um arquivo semelhante a este no moodle.

Ocorreu a duplicação de alunos devido a atualização de suas contas de e-mails.

existe em algum lugar no processo de carregamento da lista de usuários onde marcar para não alterar campos obrigatórios ou algo similar.

Outra duvida.

se tenho por exemplo o curso de ADMINISTRAÇÃO, as disciplinas ADM1 ADM2, tumas 01N1A 01N1B 01T1A como faço para cadastralos?

Posso criar vários grupos?

obrigado!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Joaquim Carvalho de Aguiar Neto

Re: Separando alunos em turmas diferentes

por Edio Mazera -

Eu utilizo a opção "meta curso".

1. Crio uma lista dos alunos em um arquivo numa planilha e depois converto para utf8;

2. o arquivo fica parecido com isso::

username, password, email, firstname, lastname
aluno1s, senha123, aluno1s@site.pro.br, primeiro_aluno1, sobrenome1

aluno2s, senha124, aluno2s@site.pro.br, primeiro_aluno2, sobrenome2

etc ...

3. Após carregamento da lista, faço a matricula dos alunos por série no meta-curso: aluno1s é da 1asérie e aluno2s é da 2asérie, etc. Isso facilita também a ferramenta filtro na hora de matricular os grupos.

4. Depois, crio um curso para cada disciplina: quimica, fisica, portugês, etc. e em cada disciplina em "cursos afiliados" adiciono, pois dessa forma o professor de uma disiplina não poderá matricular nem desmaticular um aluno individualmente numa disciplina apenas. O aluno também não poderá cancelar sua inscrição por conta própria.

5. Depois, dentro de cada disciplina, posso criar grupos, isso é bom quando um único professor trabalha várias turmas da mesma série e não deseja ter que fazer atividades diferentes para cada turma. Assim crio grupos separados: 1aserie1, 1aserie2, 1aserei3...e aplico as mesma atividades.

6. Se uma disciplina tem mais de um professor, então cada professor terá seu proprio curso, por exemplo: Português-Prof-José, Português-Profa-Maria, etc.

6. Assim cada professor terá que fazer suas próprias atividades e deverá fazer a matrícula usando "designar funções", mas os alunos poderam cancelar sua matricula quando quiserem o que as vezes não é bom, principalmente se tratando de ensino médio ou fundamental.

7. Outra opção é matricular cada turma em um meta curso e depois em cursos filiados matricular a turma inteira nas disciplinas convenientes.: Exemplo: Meta-curso-1aserie1; meta-curso-1aserie2, etc. assim o professor de português da 1aserie1 poderá ser o José e o da 1aserie2 a Maria.

Entenderam???

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Edio Mazera

Re: Separando alunos em turmas diferentes

por Gilvan Marques -
Imagem de Translators

;)

Ave Maria meu Deus!

Ainda bem que a opção de meta curso não vem mais como padrão no Moodle 2.

http://docs.moodle.org/en/Metacourse#Metacourse_in_2.0

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gilvan Marques

Re: Separando alunos em turmas diferentes

por Edio Mazera -

Valeu pelo link, mas pelo que vejo apenas o processor de construção é que mudou, mas continua sendo uma boa dica a minha, principalmente para alunos do ensino fundamental e médio.

Contagem das avaliações:  -