Estou totalmente perdida

Estou totalmente perdida

por eliane casatti -
Número de respostas: 34
Já li muito neste forum e em outros lugares, mas ainda estou com muitas dúvidas sobre o moodle
 
Tenho um comércio eletrônico hospedado na locaweb em asp/Windows, e agora seguindo orientações de vcs, to tentando instalar a o moodle na hospedagem windows memso e ja de cara negaram a alteção do global prá off, e migrar pra o Linuz não tenho como.
 
Agora seria correto instalar o moodle em outro provedor com hospedagem linux (qual seria bom? o pluguser como alguem sugeriu?) 
Isto funciona? O e-commerce num provedor e o moodle em outro?
 
Por favor, me orientem como proceder, sei que já tem muitos tópicos, li bastante, mas não consegui entender se posso fazer isto, já estou com as professoras e alunas preparadas e não consigo colocar o ambiente prá funcionar rs
Até no HotConference e streaming pensei, prá resolver rápido.
 
agradeço desde já
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à eliane casatti

Re: Estou totalmente perdida

por Felice Preziosi -

Recomendo usar a hospedagem Linux e não se aventurar em uma hospedagem Windows, se não tiver problemas hoje, terá no futuro.

Eu já fiz este teste (Locaweb) e os resultados foram péssimos.

Inicie com a Hospedagem Profissional e à medida que ganhar mais cursos e alunos vai aumentando a hospedagem. Você vai precisar de mais disponibilidade do que a oferecida na Profissional.

Na Locaweb: Não confie nos atendentes, se duvidar do que eles disserem vá no Help Desk e escreva uma mensagem para a Ombudsman. Aí a coisa vem certa.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à eliane casatti

Re: Estou totalmente perdida

por Roberto Arruda -

Olá Eliane,

Já mandei um email para você.

Posso resolver teu problema de forma rápida. Coloco teu Portal Moodle em funcioamento em dois dias, com total assistência.

Um abraço

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à eliane casatti

Re: Estou totalmente perdida

por Jorge Fantinel -

Olá Eliane, passei por isso com uma cliente e uma alternativa foi criar um subdomínio, instalar o moodle sob esse subdomínio num provedor que hospede em linux, solicitando o apontamento desse subdomínio, no provedor onde seu domínio está hospedado para o provedor linux. Ficará com dois sites em dois provedores diferentes, que poderá integrá-los por link, mas se não queres migrar para outro provedor, essa passa a ser uma alternativa, que para mim foi boa.

Normalmente as hospedagens em linux e php oferecem o cpanel. Um painel administrativo que possui um recurso chamado fantástico de luxe. Com esse recurso, você mesma pode isntalar o moodle automáticamente, sem a necessidade de configurar bancos de dados ou outros passos de instalação.

Não creio que instalar em cima de windows seja uma boa idéia. Conforme o Felice falou, certamente terá problemas.

Para linux, eu uso o provedor http://www.ss1.com.br/a/

Saudações,

Jorge

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Jorge Fantinel

Re: Estou totalmente perdida

por eliane casatti -

O espaço que este ss1 no host2, é ótimo, acredito que atenda minha necessidades, muito obrigada pela dica

Hoje começo instalar tudo, vai ter que dar tudo certo

obrigdada

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à eliane casatti

Re: Estou totalmente perdida

por Jorge Fantinel -

Eliane, os serviços desses caras são ótimos. Tenho tido um super suporte por parte deles.

Espero q consiga resolver seu problema. Se puder ajudar em mais alguma coisa, estou por aqui!!!

Saudações,

Jorge.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à eliane casatti

Re: Estou totalmente perdida

por Jorge Fantinel -

Olá Eliane, passei por isso com uma cliente e uma alternativa foi criar um subdomínio, instalar o moodle sob esse subdomínio num provedor que hospede em linux, solicitando o apontamento desse subdomínio, no provedor onde seu domínio está hospedado para o provedor linux. Ficará com dois sites em dois provedores diferentes, que poderá integrá-los por link, mas se não queres migrar para outro provedor, essa passa a ser uma alternativa, que para mim foi boa.

Normalmente as hospedagens em linux e php oferecem o cpanel. Um painel administrativo que possui um recurso chamado fantástico de luxe. Com esse recurso, você mesma pode isntalar o moodle automáticamente, sem a necessidade de configurar bancos de dados ou outros passos de instalação.

Não creio que instalar em cima de windows seja uma boa idéia. Conforme o Felice falou, certamente terá problemas.

Saudações,

Jorge

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à eliane casatti

Re: Estou totalmente perdida

por Jorge Fantinel -

Olá Eliane, passei por isso com uma cliente e uma alternativa foi criar um subdomínio, instalar o moodle sob esse subdomínio num provedor que hospede em linux, solicitando o apontamento desse subdomínio, no provedor onde seu domínio está hospedado para o provedor linux. Ficará com dois sites em dois provedores diferentes, que poderá integrá-los por link, mas se não queres migrar para outro provedor, essa passa a ser uma alternativa, que para mim foi boa.

Normalmente as hospedagens em linux e php oferecem o cpanel. Um painel administrativo que possui um recurso chamado fantástico de luxe. Com esse recurso, você mesma pode isntalar o moodle automáticamente, sem a necessidade de configurar bancos de dados ou outros passos de instalação.

Não creio que instalar em cima de windows seja uma boa idéia. Conforme o Felice falou, certamente terá problemas.

Saudações,

Jorge

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Jorge Fantinel

Re: Estou totalmente perdida

por Rafael Mota -
Se você quiser uma hospedagem DIRECTWEB é uma boa, eles estão sempre nos moodlemoot brasil, são bons de negócio. Dá para instalar no windows sim, mas vai de tar um trabalho que os provedores de hospedagem não gostam de ter.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rafael Mota

Re: Estou totalmente perdida

por eliane casatti -

Vcs já viram o http://www.inhosting.com.br/tabela_linux.php, onde o espaço e transferência são ilimitados???

Isto me preocupa, pq se crescer muito, acaba ficando muito caro.

Obrigada

Eliane

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à eliane casatti

Re: Estou totalmente perdida

por Felice Preziosi -

Eliane,

Há web-host que cobram muito barato, mas em termos de disponibilidade, não oferecem a menor garantia, ou é "disfarçada" no meio das letras miúdas.

Ha aquele que tira seu site fora do ar e sua reclamação entra na fila..

Há aquele que não se preocupa em nada, seja pela disponibilidade como pelo suporte

Enfim, web host existem aos milhares, mas segurança (que não cai e que todos os teu usuários vão poder acessar normalmente) que é bom, isto é relativo.

Como eu disse, tudo depende do que eles tem a perder quando você reclama.

Não economize neste ítem! A mudança de webhost é trabalhosa e eles tem muitos recursos para te "amarrar".

Fique naquele onde você tem mais relevancia.

Apesar de todas as demonstrações de "burrice" do suporte da Locaweb, eu continuo gastando quase R$ 800,00 por mes com eles. E não sou masoquista, apenas reclamo e muito e em todos os níveis. Faço meus direitos serem preservados.

Se você postar em algum blog uma reclamação do webhost "XYZ" quem vai dar importancia, experimente fazê-lo com a Locaweb.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Felice Preziosi

Re: Estou totalmente perdida

por eliane casatti -

Isto concordo plenamente, todos os meus sites estão hospedados na Locaweb, e de uma forma ou outra acabam resolvendo mesmo.

E agora, espaço e trasnferência ilimitados, vcs viram??? Acabei de ver isto agora.

E pelo que entendi, a plataforma linux, agora vai aceitar asp tb!

Será? Problema resolvido?

obrigada MESMO a todos, mas eu volto na hora de instalar o moodle rs

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à eliane casatti

Re: Estou totalmente perdida

por Rogerio Siqueira -

Bom dia eliane casatti, bem a instalação do moodle hoje em ambiente windows podemos dizer que esta funcionando.. ainda não tive um tempo para testar neste ambiente.

mas se for o caso contrate uma hospedagem Linux, pois as ferramentas nativa sempre é as melhores. 

agora Felice Preziosi se vc teve problemas em um provedor liste o q aconteceu . pois ai as pessoas terá como avaliar se a instação em ambiente windows é boa ou não. e ref. ao suporte qual o problema q vc teve ? pois sou cliente da Locaweb e até hoje não tive problemas .

Rogerio Siqueira da Silva
Administrador de Redes / Segurança
Consultor / Desenvolvedor Moodle - EAD
Software Livre - Linux / Unix
educação: www.educsp.com
tel. 9852-8302
skype: triscelo
msn: elotrisc2004@hotmail.com

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rogerio Siqueira

Re: Estou totalmente perdida

por Felice Preziosi -

Rogerio,

Faço um relatorio com muito prazer, mas creio que aqui não seria o espaço adequado. Se o administrador indicar qual o local adequado eu conto as minhas experiências com a Locaweb

Fique claro o seguinte: Sim, há problemas na Locaweb, principalmente no suporte. Mas infelizmente, ou felizmente, ainda é o melhor. Imagine os demais.

Eliane

A sugestão do sub domínio é excelente e é facílima de ser executada na Locaweb

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Felice Preziosi

Re: Estou totalmente perdida

por eliane casatti -

Oi, Rogério, seria bem interessante este relatório.

Agora a locaweb sugeriu exatamente sub domínio em Linux

Obrigada

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à eliane casatti

Re: Estou totalmente perdida

por Rogerio Siqueira -

eliane casatti cria um subdominio ead.dominio.com.br para a hospedagem linux ai vc não terá problemas para usar o moodle sorriso .

recomendo vc fazer o download do moodle no site e fazer a instalação. pois ai vc conhece como funciona o moodle.

Felice Preziosi olá . vc tem o meu e-mail . se quizer podemos conversar por ele ok

qualquer duvida aliane basta perguntar sorriso

Administrador de Redes / Segurança
Consultor / Desenvolvedor Moodle - EAD
Software Livre - Linux / Unix
educação: www.educsp.com
tel. 9852-8302
skype: triscelo
msn: elotrisc2004@hotmail.com

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à eliane casatti

Re: Estou totalmente perdida

por Gilvan Marques -
Imagem de Translators
Bom dia Eliane,

Sugiro que você utilize os serviços do Dreamhost (www.dreamhost.com) ou MediaTemple, os dois são ótimos, baratos e o moodle é muito simples de instalar.

Se quiser mais informações, entre em contato.

Gilvan Marques



Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gilvan Marques

Re: Estou totalmente perdida

por Daniel dos Santos Barbosa -
Também sou novato e estou achando tudo aqui meio esquisito, se o moodle é gratuito, por que existem tantas indicações de sites comerciais?? Pra aprender sobre o moodle é preciso pagar cursos particulares??? Todo mundo fica fazendo propaganda do seu cursinho particular... Mas nãoé um site "livre e gratuito", como apregoam????? Não existe uma comunidade onde se aprenda sobre moodle de maneira realmente "livre e gratuita"?????????????????????????????????????????????????????????????
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Daniel dos Santos Barbosa

Re: Estou totalmente perdida

por Helio Brilhante -
Olá Daniel,

O Moodle é software livre, o que significa que pode ser distribuído e usado com qualquer finalidade livremente, o que não significa que não se possa ganhar dinheiro com ele, prestando serviços de vários tipos, desde cursos, até adaptações a necessidades especiais.

Você pode aprender tudo sobre o Moodle gratuitamente, aqui mesmo ou em vários outros sites espalhados pela internet. Agora, se você quiser "pegar um atalho", pode pagar por algum curso. Se você não quiser aprender como instalá-lo, pode contratar alguém para fazê-lo por você. Se você precisar de suporte para atualizações de versões no servidor, desenvolvimento de módulos específicos para suas necessidades, pode contratar algum desenvolvedor para fazer isso por você.

É isso, espero ter ajudado a esclarecer um pouco mais sobre o conceito de Software Livre.

Grande abraço.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Helio Brilhante

Re: Estou totalmente perdida

por Alcides Monteiro -
Dê uma olhada o Oficialhost. Eles tem diversas alternativas e alguma pode atender às suas necessidades.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Daniel dos Santos Barbosa

Re: Estou totalmente perdida

por Gilvan Marques -
Imagem de Translators
Bom dia Daniel,

O seu questionamente é razoavel, já que o moodle é gratis, tudo deveria ser gratis também, afinal é livre, etc.

Pesquise no google por exemplo o termo "curso gratuito de moodle" e o resultado será 262.000 sites com informações sobre tal curso.

Além disso temos o site do próprio moodle com tudo que você desejar para aprender moodle, da instalação à customização e utilização de seus recursos.

Agora o porquê de sites comercias, cursos e serviços pagos. Eu trabalho com moodle desde a versão 1.3, se não me engano lá por volta de 2004 e já perdi várias noites programando templates, aprendendo o código, resolvendo problemas que ninguém resolvia.

Nada mais justo se um cliente me pede um serviço que vai deixar o seu moodle mais atrativo e navegável e eu lhe cobro uma quantia pelo meu conhecimento.

Uma boa semana.

Gilvan Marques
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Daniel dos Santos Barbosa

Re: Estou totalmente perdida

por Vitor Rocha -
Oi Moodlers.

Curso de graça de moodle e outras coisitas más...

http://cursos.cdtc.org.br/

Divirtam-se.


Vitor
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Vitor Rocha

Re: Estou totalmente perdida

por Gilvan Marques -
Imagem de Translators
Oi Vitor,

Não entendo a postura do CDTC, eles não permitem o cadastro, por exemplo, de email do gmail. Pelo menos até um tempo atrás o final do email deveria ter o .br. A argumentação era que os cursos eram para servidores públicos. Também sou servidor e nem porisso utilizo o email da instituição.

Tentei fazer o cadastro para ver se algo mudou e recebo a seguinte mensagem:

cursos.cdtc.org.br usa um certificado de segurança inválido.

O certificado não é considerado confiável porque o certificado do expedidor é desconhecido.
A validade do certificado venceu em 6/3/2009 11:17.

(Código do erro: sec_error_unknown_issuer)



Gilvan

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gilvan Marques

Re: Estou totalmente perdida

por Adriano Lima -
Olá Gilvan,

Você deve estar usando o firefox, é comum por medida de segurança em alguns servidores ser retornado esse erro, mas repare que há um botão escrito "Adicionar exceção"... Clique nele, será exibida uma tela do firefox.
Nessa tela clique no botão "Verificar certificado" e aguarde!

Por fim, clique no botão Enviar requisição de segurança.

Prontinho.... já pode realizar o cadastro!

Atenciosamente,

ADRIANO LIMA
Coordenador Desenvolvimento de Sistemas
Escola de Saúde Pública do Estado de MG.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Adriano Lima

Re: Estou totalmente perdida

por Flávia Martins -

Gilvan e Adriano

Na FAQ informa que só é permitido acesso aos cursos com e-mail de uma instituição pública. Fora isso, somente é permitido o acesso à comunidade que, pelo que entendi, é a home sem nenhum contéudo. Tentei fazer meu cadastro com e-mail do gmail e outro ".br" pelo IE nos Cursos, mas nada feito. Não é permitido. Uma pena.

Abs

Flávia

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Flávia Martins

Re: Estou totalmente perdida

por Sidney Ricardo -
Bom, deixa eu explicar algumas coisas!

Existem dois sites:

http://cursos.cdtc.org.br
http://comunidade.org.br

São dois sites diferentes, mas com os mesmos cursos e igualmente monitorados.

No CURSOS, apenas servidores públicos podem se cadastrar pois é emitido um certificado reconhecido pela Universidade de Brasília (UNB), e pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).
Isso ocorre pois funcionários públicos possuem fé pública, podendo o RH confirmar a autenticidade do usuário cadastrado.

Já na COMUNIDADE, qualquer pessoa com um e-mail .br pode se cadastrar, mas sem um certificado ao final do curso.

Para resolver o problema de não ter certificado na comunidade, estamos inserindo certificação digital (e-cpf) e provas presenciais. Já está sendo testado para algumas turmas fechadas.

Abraços
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Flávia Martins

Re: Estou totalmente perdida

por Mauricio Figueiroa -
Caros, o CDTC existe para atender uma demanda de capacitação dos funcionários públicos. Daí o motivo de não aceitar emails tipo gmail, hotmail e afins...

Somente são aceitos cadastros de funcionários públicos indicados PARA o CDTC, pois na hora de emitir o certificado, o CDTC confere com a empresa/autarquia se o aluno faz parte da instituição...

Sei disso pois já trabalhei na Radiobrás, onde conheci o CDTC e fiz três cursos - e agora nos Correios onde temos recomendado os cursos de BROffice.

EDIT > desculpe, Sidnei, somente havia visto a resposta da flávia
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Flávia Martins

Re: Estou totalmente perdida

por Adriano Lima -
Bem lembrado Flávia,
Além da minha observação, acrescento pelas palavras da Flávia que só realizei o cadastro porque trabalho em instituição pública, ou seja, meu email é final @mg.gov.br....... que mesmo assim, ocorreu o erro informado pelo Gilvan, onde segui os procedimentos que citei na msg anterior.... só assim, consegui fazer meu cadastro.

Abraços

--
Adriano Lima
Coordenador Gerência Desenvolvimento de Sistemas
Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gilvan Marques

Re: Estou totalmente perdida

por Sidney Ricardo -
Isso ocorre, pois o CDTC usa o certificado da ICP Brasil (orgão brasileiro responsável pelos certificados brasileiros). Mas infelizmente ainda não foi adicionado no pacote do firefox como um AC reconhecida. (http://br.mozdev.org/drupal/2008/07/icp-brasil-deve-ser-adicionado-ao-firefox)
Para adicionar a ICP Brasil ao seu Firefox, basta ir nesse link e instalar o certificado:
https://www.icpbrasil.gov.br/ac-raiz

Mas, o certificado do site do CDTC expirou (tem uma validade definida) e ainda não recebemos uma nova (por isso a mensagem de que o certificado expirou).
Estamos esperando o certificado da ICP Brasil para que o site volte a ser reconhecido.

Abraços
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gilvan Marques

Re: Estou totalmente perdida

por Jose Vidal de Melo -
Senhores

Realmente este site tem um certificado invalido, se usar o IE, digite o endereço seguro https://cursos.cdtc.org.br o IE vai informar que tem um problema com o certificado de segurança, ai basta clicar em Continue to this website (not recomended) vai abrir bonitinho

Já no Firefox é so adicionar este certificado.

Meu firefox é em ingles, clique em Tools, Options, clique em Advanced e na aba Encryption clique em View Certificates, na janela seguinte digite o endereço do site, nesse caso https://cursos.cdtc.org.br agora clique em Get Certificate depois clique em Confirm Security Exception, é so confirmar e fechar todas as janelas que o site ira abrir.

Realmente não aceitam e-mails do gmail, no meu caso fiz o cadastro com o meu email da AGU.

Vidal
vidaldf@gmail.com

Contagem das avaliações:  -