Web services

Web services

por Renato Jr -
Número de respostas: 11
Pessoal

alguém já trabalhou com web services no moodle?
Especificamente com autenticação.


Obrigado
Renato
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Renato Jr

Re: Web services

por Luciano Hoffmann -
Olá Renato, o que especificamente vocês está pretendendo fazer, pode dar mais detalhes?

[ ]s
Luciano Hoffmann
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luciano Hoffmann

Re: Web services

por Renato Jr -
Oi Luciano.

O que eu preciso fazer é algo semelhante ao plugin para autenticação à base de dados externa. Porém, a autenticação não será numa base de dados, e sim através de web services.

Para fazer o login, o moodle buscaria a informações do usuário em um web service. Esse webservice faria a autenticação, e retornaria para o moodle o resultado (usuário/senha incorretos ou um "OK").

O server do WS ainda será construído (não por mim), mas precisarei criar o cliente, neste caso. Acredito que será utilizado chaves simétricas para autenticação.

Fiz uma pesquisa e não encontrei nada parecido para o moodle. Não achei nenhum plugin/módulo que fizesse autenticação com WS.

Se você possuir algum exemplo, por favor disponibilize para a comunidade.

Obrigado,
Renato
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Renato Jr

Re: Web services

por Gleidson Medeiros -

Olá!

Alguns links que podem ajudar, O segundo tem um exemplo simples para ilustrar como fica a requisição:
http://docs.moodle.org/en/Moodle_Network
http://docs.moodle.org/en/Web_Services_API#Methods_of_auth_and_enrol_objects
http://xref.moodle.org

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gleidson Medeiros

Re: Web services

por Renato Jr -
Gleidson, agradeço pela atenção.

Estarei verificando os links abaixo.

Abraços
Renato
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Renato Jr

Re: Web services

por Gleidson Medeiros -

Olá,

Faaaaaaaaaaaalando nisso, =]
Vou estar dando uma palestra no II Encontro PHP-PB, Moodle: Integração de Sistemas em PHP.

Moodle é um ambiente virtual de aprendizado, software livre, escrito em PHP e largamente usado no mundo inteiro, sendo o ambiente escolhido para a Escola Aberta do Brasil, maior projeto de Ensino a Distância do Governo Federal. Iremos apresentar opções para integração do Moodle com outros sistemas, como, por exemplo, sistemas de pagamentos, sistemas de gestão acadêmica, sistemas de autenticação, webservices usando XML-RPC.

Sintam-se convidados a conhecer a cidade mais linda do munto inteiro, onde o sol nasce primeiro e aproveitar para participar do encontro, =D

Abraços,

--
Gleidson Lacerda Medeiros
GleidsonLM Suporte & Serviços

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gleidson Medeiros

Re: Web services

por Renato Jr -
Gleidson, infelizmente moro a quilômetros de distância e não poderei prestigiar o evento.

Ah, sobre João Pessoa, eu não conheço a cidade, mas tenho vontade de conhecê-la um dia. E acredito que deva ser a segunda cidade mais bonita do mundo, pois minha querida Floripa está em primeiro =P

Brincadeiras à parte, boa sorte a você na sua apresentação.

Abraços,
Renato
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Renato Jr

Re: Web services

por Willian Borges -

Renato, boa tarde !

estou com a mesma necessidade que você, criar um WS para autenticar no moodle.

Gostaria de saber se conseguiu realizar essa autenticação via web service ?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Renato Jr

Re: Web services

por Acauan Ribeiro -
Estou fazendo esta integração, de um programa de gestão de dados academicos aqui na universidade (php) com o moodle, atravez de um web service. A minha dificuldade estava sendo na autenticação padrao do moodle. Pois ele gera uma funçao hash md5 diferente, pois ele trabalha com o hash key de fica mais ou menos assim md5(password*hashkey) da que eu estava gerando com o md5 do php padrao md5(password), dai meu web service nao conseguia recuperar a mesma senha. Vou mudar a autenticação para uma base de dados externa e ver o que vai dar.
Se alguem tiver outra experiencia com integraçao com o moodle via web services por favor me respondam.
Abraços
meu email: acauan.ribeiro@gmail.com
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Acauan Ribeiro

Re: Web services

por Paulo Patto Rocha dos Santos -

Olá a todos, sou novo com desenvolvimento usando moodle. Recentemente baixei a versão 2.0 estou querendo usar os web services, mas nãoa cho documentação que me ajude com isso, e vou ser sincero que para achar qualquer coisa para moodle é bem chatinho.

 

Alguém sabe de algum link com uma boa referẽncia de como usar webservices no moodle 2.0???

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Renato Jr

Re: Web services

por Fred Dubiel -

Pois é gente, estou tentando criar um web service através da wiki do moodle, uma simples criação de usuário.

Acredito que estou seguindo as instruções corretamente, mas ao testar ele passa o erro:

 

SoapFault exception: [WSDL] SOAP-ERROR: Parsing WSDL: Couldn't load from 'http://localhost/webservice/soap/simpleserver.php?wsusername=teste1&wspassword=1Sa%40bgrt&wsdl=1' : failed to load external entity "http://localhost/webservice/soap/simpleserver.php?wsusername=teste1&wspassword=1Sa%40bgrt&wsdl=1"

 

Alguém tem alguma sugestão?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Renato Jr

Re: Web services

por Mishell Weber -

Boa tarde Renato, estou passando pela mesma dificuldade, você conseguiu alguma resolução para seu problema?

Agradeço desde já.

Contagem das avaliações:  -