instalação do moodle

instalação do moodle

por antonio carlos tonca falseti -
Número de respostas: 35

Até agora tenho usado o moodle para treinar e exercitar e agora quero instalá-lo no meu site. Gostaria de poder contar com a ajuda de vocês , quais os passos?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à antonio carlos tonca falseti

Re: instalação do moodle

por Leonide Principe -
Pela minha experiência é preciso ter um bom provedor com as versões mais recentes do PHP, MySQL, e GD 2 e um minimo de assistencia técnica como descompactar o Moodle em seu diretorio. O restante se treinou bem em seu localhost, pode fazer você mesmo.
Boa sorte, Leo
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à antonio carlos tonca falseti

Re: instalação do moodle

por Luiz Caetano -
Posso te ajudar. Monto para você um pequeno tutorial passo-a-passo, se desejar. Me dê as características do seu site (servidor, etc).
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luiz Caetano

Re: instalação do moodle

por Ailton Silva -

Boa tarde Luiz Carlos,

Meu nome é Ailton, sou instrutor de cursos técnicos na www.pulsar.com.br e também atuo como professor no ensino superior em faculdade na cidade de São Paulo.

Eu gostaria de receber esse procedimento do passo-a-passo para poder instalar o moodle aqui na empresa, desde já lhe agradeço.

O fato é que instalei recentemente o pacote EasyPHP, o qual ele já vem com o moodle, o PHP, o Apache, e o MySQL, tudo pronto para instalação no meu caso Windows.

Pois bem, consegui na minha máquina com XP instalar o pacote e treinar por algum tempo sem problema algum. Porém, agora que quero levar para o nosso servidor de produção o processo "falha", e não consigo deixar o serviço no ar.

Gostaria de saber se pela sua experiência é melhor não usar o EasyPHP, e passar usar os softwares individualmente? O que posso te dizer é que o APACHE não levanta no servidor, e assim o moodle fica fora do ar.

Esse problema já está me acompanhando a umas 3 semanas, já tentei de tudo, só agora é que estou recorrendo ao suporte do nosso grupo.

grande abraço

Ailton

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ailton Silva

Re: instalação do moodle

por Paula de Waal -

Oi Ailton!

Estou revendo todoas a s mensagens do fórum e notei que a sua dúvida sobre EasyPHP ainda não foi resolvida. Eu sugiro que, em servidores, todos os programas sejam instalados em modo independente e com un férreo controle sobre os parãmetros de configuração. Tenho ouvido, recentemente, muitas reclamações sobre problemas de instalação utilizando easyphp triste

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ailton Silva

Re: instalação do moodle

por Sormany Brilhante -
Aconselho a instalacao do AppServ v2.4.0 que se mostra bem mais estavel que o easyphp.

baixe em http://www.100graus.com

ate +
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luiz Caetano

Re: instalação do moodle

por Adailton Rodrigues de Souza -

Caro amigo, Luiz Caetano!

Eu já estava utilizando o moodle já um tempo atrás em meu web site, consegui fazer a instalação através do painel de controle do meu provedor.

Agora eles montaram um novo server, nesse novo não está dando para fazer a instalação sempre que tento dá erro, página não encontrada...

Tem como você me fornecer esse pequeno tutorial passo-a-posso, pra ver se consigo resolver o proble?

Desde já agradeço.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luiz Caetano

Re: instalação do moodle

por Andrio Pinto -

Oi, sou novato aqui no Moodle, poderias me enviar este tutorial passo-a-passo também??? Pois estamos tentando instalar o Moodle aqui na Faculdade e não sabemos por onde começar.

Atenciosamente,

Andrio dos Santos Pinto

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luiz Caetano

Re: instalação do moodle

por marcos henrique meireles lima -
Olá Luiz, gostaria de saber como posso fazer para instalar o moodle, além do tutorial daria para me informar quais saõ as restrições e possibilidades, como: quem pode instalar, o tipo de instituição, onde baixar o software, etc., ou seja, dúvidas de um calouro no assunto!
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à marcos henrique meireles lima

Re: instalação do moodle

por Carlos Nunes -
Acho que a documentação do moodle.org está bem explicado, podem vê-la em http://moodle.org/doc/?frame=install.html
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Carlos Nunes

Re: instalação do moodle

por marcos henrique meireles lima -

Olá,

Alguém tem essa documentação traduzida para o pt-br? Agradeceria muito!sorriso

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à marcos henrique meireles lima

Re: instalação do moodle

por Carlos Nunes -
Em pt_br não, mas o link que eu postei anteriormente tem a tradução em pt de Portugal (mude para pt de portugal na combobox)
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à marcos henrique meireles lima

Re: instalação do moodle

por Wilhan Gomes -

Oi Marcos

Caso tenha interesse, tenho um serviço de Hosting que ja vem com o moodle instalado e configurado. Se tiver interesse entre em contato comigo. wjgomes@gmail.com.

Os preços são ótimos.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luiz Caetano

Re: instalação do moodle

por sandro santos -

Se puderes me enviar este tutorial de instalação ficarei muito agradecido.

 Já Instalei o PHP / APACHE / MYSQL.

Att,

Sandro dos santos.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luiz Caetano

Re: instalação do moodle

por sandro santos -

Gostaria de saber se o PHP 4.3.2.zip  suporta o Moodle 1.5.2.zip, Instalei tbém o MYSQL 4.0.25.win32.zip e o APACHE 1.3.33win32-x86.

Será que são todos compátiveis para o MOODLE citado acima.

Muito obrigado, desculpem as perguntas mas, estou tentando instala-lo.

abraços,

Sandro.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luiz Caetano

Re: instalação do moodle

por Edson Silva -
Oi para todos.

Sou estudante de graduação em psicologia e, recentemente, comecei em um estágio onde utilizamos o Moodle. Fiquei muito interessado em aprender mais sobre essa ferramenta.
Por não saber quase nada sobre informática gostaria, se possível, que esse tutorial também me fosse enviado.
Um grande abraço a todos,
Edson Silva.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Edson Silva

Re: instalação do moodle

por oliver prado -
EAe, eu sou psicologo e prof de psicologia e estou usando moodle com alunos da faculdade para suporte as aulas.
Vc é de onde?

Instalar o moodle é facil, o mais dificil eh vc montar o servidor pra suportar o moodle.

Mas ai se vc for usar na Net, vc aluga um q já vem tudo montado

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à oliver prado

Re: instalação do moodle

por gustavo myrria -

Caros senhores (as),

sou aluno de engenharia mecatrônica e agora estou participando de um projeto que um dos objetivos eh a instalação do MOODLE. Peço ajuda na instalação. Se alguém tiver algo para ajudar fico muito grato!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à oliver prado

Re: instalação do moodle

por Edson Silva -

Sou estudante da UFRJ, estou em vias de concluir o curso de graduação. Estou muito interessado pelas áreas de educação e pesquisa experimental em psicologia.

E você, em que faculdade ( e estado) leciona? Estou querendo saber como instalar o Moodle, pois devo ir estagiar no colégio onde cursei o ensino médio e, talvez, para o colégio venha a ser interessante utilizar a plataforma.

Obrigado pelo toque e um abraço,

Edson.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luiz Caetano

Re: instalação do moodle

por Roberto Candido -

Olá Caetano.

Sou novato em Moodle, e preciso instalá-lo no meu computador pessoal, tenho que montar um projeto e entrei em pânico quando vi no site como devo proceder.

Sou designer gráfico e quando o assunto acaba quase envolvendo programação me enrolo todo. Se você puder me enviar este material também te agradeço muito.

Feliz Natal.

Roberto Candido

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luiz Caetano

Re: instalação do moodle

por Luiz Henrique Viacava -
Olá Luiz Caetano,
Olá a todos do fórum.

Baixei o Moodle direto no servidor.  Como posso saber  se  instalei todos  os  recursos  que  a ferramenta possui?

E se algum recurso ou módulo não foi instalado, como eu procedo para instalar?

Obrigado!

Henrique Viacava
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à antonio carlos tonca falseti

Hospedagem com Moodle

por Kátia Calligaris Rodrigues -

Oi Pessoal,

Eu me recordo que nesse fórum foram apresentados vários serviços de hospedagem do Moodle, inclusive com preços. Será que alguém poderia me passar os links de novo. Se por acaso for anti-ético colocá-los aqui, podem enviá-los direto para o meu e-mail: virtualprofa@hotmail.com

Desde já agradeço a colaboração dos colegas.

Abraços,

Kátia

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Kátia Calligaris Rodrigues

Re: Hospedagem com Moodle

por José Valdivia León -

Nós temos o serviço de Virtual Dedicated Server da Netup (www.netup.com). Eu acho o serviço muito bom, e atende perfeitamente as necessidades. Você pode ter quantas DBs precise e multiplas instâncias do Moodle. O preço deles é USD$ 35,00 / mês. Realmente eu recomendo.

José

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à José Valdivia León

Re: Hospedagem com Moodle

por Igor Valls -

Olá! estou tendo um probleminha com o meu servidor, na hora que um usuário vai fazer o seu cadastro, depois de preenchido os dados lhe surge a seguinte mensagem:

Warning:  fsockopen(): unable to connect to localhost:25

SMTP -> ERROR: Failed to connect to server: Connection refused (111)
ERROR: SMTP Error: Could not connect to SMTP host.
como faço para resolver?

Grato Igor Valls

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Igor Valls

Re: Hospedagem com Moodle

por antonio souza -

Oi pessoal!

Pretendemos fazer a inclusão da Ferramenta de Edição de SCORM direto no Moodle. Mas preciso instalar o Moodle. Como faço pra conseguir esse passo a passo de instalação?

Obrigado.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à antonio souza

Re: Hospedagem com Moodle

por Edgar Amorim -

Antonio,

Existe um guia de instalação, em inglês, em http://moodle.org/mod/resource/view.php?id=3856 . Sei que existe uma versão em português, mas não consegui achar. Eu também escrevi um guia, com telas, da versão 1.4.4, da instalação em um provedor de hospedagem brasileiro, veja em http://www.tutorial.x-br.com/moodle/ .

Boa sorte!

Edgar Amorim
www.eamorim.net

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Edgar Amorim

Re: Hospedagem com Moodle

por Edgar Amorim -

Antonio,

Achei o guia de instalação traduzido para português. Segue anexo.

Edgar Amorim
www.eamorim.net

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à antonio carlos tonca falseti

Re: instalação do moodle

por Janio Pontes -
Conheço uma ferramenta que ajuda muita na instalação do Moodle.

Para aqueles que desejam instalar o moodle em sua máquina Windows e não dispôem de servidor específico, basta baixar a ferramenta SERV-N (disponível na busca do google) e fazer a instalação.

Serão instalados o PHP, o MySql e o apache e, consequentemente, o usuário terá toda a estrutura necessária para rodar o moodle.

Espero ter contribuido.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Janio Pontes

Re: instalação do moodle

por Williams Martins Barros -

Janio bom dia!

Baixei a instalação do SERV-N coloquei para instalar o moodle sendo que quando chega em uma determinada etapa da instalação/configuração não consigo prosseguir devido a várias mensagens que ele reporta, você teria um link da instalação do SERV-N mais atualizada e que seja totalmente compatível com o moodle?

A versão que baixei encontrei em:

http://www.lucasmx.com/blog/2008/07/monte-um-servidor-http-em-apenas-poucos-segundos/

Erros apresentados:

Server Checks

Nome Informação Relatório Status
unicode docs.gifdeve ser instalado/habilitado

It is required that you store all your data in Unicode format (UTF-8). New installations must be performed into databases that have their default character set as Unicode. If you are upgrading, you should perform the UTF-8 migration process (see the Admin page).

Selecionar
database mysql docs.gifa versão 4.1.16 é necessária e você está usando a versão 4.0.24

MySQL 4.1.16 é a versão mínima necessária para ainstalação de Moodle 1.6 em modo que os daados possam ser convertidos para UTF-8.

Selecionar
php_extension iconv docs.gifé recomendado como instalado/habilitado

Instalar ICONV library é altamente recomendável para aumentar a performance do site, especialmente quando o site suporta o uso de idiomas não-latinos

Selecionar
php_extension mbstring docs.gifé recomendado como instalado/habilitado

A instalação da MBSTRING library é altamente recomendável para melhorar a performanse do site, especialmente se o seu site suporta idiomas não-latinos.

Selecionar
php_extension curl docs.gifé recomendado como instalado/habilitado

Installing the optional cURL library is highly recommended in order to enable Moodle Networking functionality.

Selecionar
php_extension openssl docs.gifé recomendado como instalado/habilitado

Installing the optional OpenSSL library is highly recommended -- it enables Moodle Networking functionality.

Selecionar
php_extension xmlrpc docs.gifé recomendado como instalado/habilitado

Installing the optional xmlrpc extension is useful for Moodle Networking functionality.

Selecionar
php docs.gifa versão 4.3.0 é necessária e você está usando a versão 4.3.10 OK
php_extension tokenizer docs.gifé recomendado como instalado/habilitado OK
php_extension ctype docs.gifé recomendado como instalado/habilitado OK

Other Checks

Informação Relatório Status
php_check_register_globals docs.gifif this test fails, it indicates a potential problem

Security Warning: to operate properly, Moodle requires
that you make certain changes to your current PHP settings.

You must set register_globals=off.

This setting is controlled by editing your php.ini, Apache/IIS
configuration or .htaccess file.

Selecionar
Você deve resolver os problemas indicados acima antes de instalar esta versão de Moodle.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Williams Martins Barros

Re: instalação do moodle

por Cléber Fagundes -

Olá pessoal, eu estou com o mesmo problema do nosso amigo Willian, depois de dar as informações do Mysql que é pedido na página "install.php" aparece  o es erros de "Server Checks" que estão aí abaixo, gostaria de saber como devo proceder para dar seguiemnto à instalação.Segue os erros reportados:

Verificando o ambiente ...

Verificando se componentes do seu sistema são compatíveis com os requisitos de sistema

Server Checks

Nome Informação Relatório Status
unicode docs.gifdeve ser instalado/habilitado

It is required that you store all your data in Unicode format (UTF-8). New installations must be performed into databases that have their default character set as Unicode. If you are upgrading, you should perform the UTF-8 migration process (see the Admin page).

Selecionar
php_extension openssl docs.gifé recomendado como instalado/habilitado

Installing the optional OpenSSL library is highly recommended -- it enables Moodle Networking functionality.

Selecionar
php_extension xmlrpc docs.gifé recomendado como instalado/habilitado

Installing the optional xmlrpc extension is useful for Moodle Networking functionality.

Selecionar
database mysql docs.gifa versão 4.1.16 é necessária e você está usando a versão 5.0.45 OK
php docs.gifa versão 5.2.0 é necessária e você está usando a versão 5.2.5 OK
php_extension iconv docs.gifé recomendado como instalado/habilitado OK
php_extension mbstring docs.gifé recomendado como instalado/habilitado OK
php_extension curl docs.gifdeve ser instalado/habilitado OK
php_extension tokenizer docs.gifé recomendado como instalado/habilitado OK
php_extension ctype docs.gifdeve ser instalado/habilitado OK
Você deve resolver os problemas indicados acima antes de instalar esta versão de Moodle.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Williams Martins Barros

Re: instalação do moodle

por Alexandre Bartoli Monteiro -
Prezados Colegas,

O Correto da opção register_globals é OFF ou ON?

Desculpe.. mais não consegui entender.
Atenciosamente,

Alexandre
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Alexandre Bartoli Monteiro

Re: instalação do moodle

por Zero Fernandes -
Já faz algum tempo que o register_globals=Off, por padrão no php.ini.

O register_globals=On, pode ser considerado um risco à segurança, principalmente em sites hospedados em servidores compartilhados.

A PHP, desde a versão 4.2.0 já está posto em register_globals=Off e, desde então, já existem funções próprias para a manipulação de variáveis globais.

Este recurso tornou-se OBSOLETO e REMOVIDO da PHP 6.0.0.

Confiar em register_globals=On , não é recomendável.

-----
zerof




Contagem das avaliações:  -