moodle 1.9.2+ erro de instalação "/admin/index.php"

moodle 1.9.2+ erro de instalação "/admin/index.php"

por paulo marques -
Número de respostas: 29

Viva,

já é a segunda tentativa que faço para instalar o moodle 1.9.2+ e aparentemente corre tudo bem. Após terminada a instalação sou direccionado para a página moodle/admin/index.php ficando a página em branco.

Alguem faz ideia do que se passa?

abraço

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à paulo marques

Re: moodle 1.9.2+ erro de instalação "/admin/index.php"

por Henrique Sena -
Olá! cara passei por isso, mas a versão qual estou usando é a 1.9.2 aconteceu a mesma coisa.

Na empresa que trabalho há uma forte proteção por proxy então sempre que instalava o moodle em algum servidor local de alguma dessas maquinas na rede central com essa segurança ocorria esse problema.

"A solução, foi instalar o moodle em algum PC sem esse tipo de proteção, e depois pegar os arquivos e colocar no servidor que vc vai utilizar."

Vi também que no arquivo config.php as barras ficam invertidas.
$CFG->wwwroot = c:\...
$CFG->dirroot = c:\...
$CFG->dataroot =c:\ ...
então mudei as barras para o outro lado funcionou!
$CFG->wwwroot = c:/...
$CFG->dirroot = c:/...
$CFG->dataroot =c:/...

Bom não sei se vai funcionar com vc! Mas tenta!
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Henrique Sena

Re: moodle 1.9.2+ erro de instalação "/admin/index.php"

por Ricardo Groiso -

Tinha a versão 1.84+ funcionando perfeitamente, mas ao fazer upgrade para a versão 1.9.6 tive erro.

Resolvi apagar todas as tabelas e fazer uma instalação novinha do 1.9.6 e esta dando erro no "Setting up module tables". Inclusive já até apaguei alguns módulos para instalar depois, mais o erro continua, veja na figura

Anexo errro_2.gif
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Henrique Sena

http://www.fcsl.edu.br/moodle/ ME AJUDEM !!!

por Bruno Martins Rocha -

ERRO: Invalid character at line 6, column 77

me ajudem segue anexo

<?php  /// Moodle Configuration File

unset($CFG);
global $CFG;
$CFG = new stdClass();
$CFG->dbtype    = 'mysql';
$CFG->dblibrary = 'native';
$CFG->dbhost    = 'localhost';
$CFG->dbname    = 'xxxx';
$CFG->dbuser    = 'xxxx';
$CFG->dbpass    = 'yyyyyyyy';
$CFG->dbpersist = 'false';
$CFG->prefix    = 'mdl_';
$CFG->dboptions = array (
  'dbpersist' => 0,
  'dbsocket' => 0,
);

$CFG->wwwroot   = 'http://www.fcsl.edu.br/moodle';
$CFG->dirroot   = 'C:\Inetpub\vhosts\fcsl.edu.br\httpdocs\moodle';
$CFG->dataroot  = '\Inetpub\vhosts\fcsl.edu.br\httpdocs\moodle\moodledata';
$CFG->admin     = 'admin';

$CFG->directorypermissions = 02777; // try 02777 on a server in Safe


require_once("$CFG->dirroot/lib/setup.php");
// MAKE SURE WHEN YOU EDIT THIS FILE THAT THERE ARE NO SPACES, BLANK LINES,
// RETURNS, OR ANYTHING ELSE AFTER THE TWO CHARACTERS ON THE NEXT LINE.
?>

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à paulo marques

Re: moodle 1.9.2+ erro de instalação "/admin/index.php"

por Gisele Brugger -
Olá Paulo,

Tive o mesmo problema e consegui resolver da seguite forma:

1) Logue no Moodle como administrador através da página :

http://localhost/moodle/login

depois

2) acesse : http://localhost/moodle/admin/settings.php?section=debugging

e altere a opção "Debug messages debug" ->
ALL: Show all reasonable PHP debug messages

que possibilitará verificar onde está ocorrendo o problema.
No meu caso era um módulo de nome "openmeeting" que era incompatível com a versão atual do Moodle.

Olhe como apareceu a mensagem de erro quando habilitei os logs :

Warning: require_once(/var/www/moodle/mod/openmeetings/lib/nusoap.php) [function.require-once]: failed to open stream: No such file or directory in /var/www/moodle/mod/openmeetingsaudience/openmeetingsaudience_gateway.php on line 10

Fatal error: require_once() [function.require]: Failed opening required '/var/www/moodle/mod/openmeetings/lib/nusoap.php' (include_path='/var/www/moodle/lib/pear:.:/usr/share/php:/usr/share/pear') in /var/www/moodle/mod/openmeetingsaudience/openmeetingsaudience_gateway.php on line 10

Retirei este módulo da minha instalação e tudo se resolveu.

ps: respondi esta mesma dúvida no fórum em inglês acessível em :

http://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=91645#p461531

Qualquer dúvida é só postar.

até mais
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gisele Brugger

Re: moodle 1.9.2+ erro de instalação "/admin/index.php"

por Thiago Bastos -
...bom
talvez pra quem está fazendo um upgrade isso funcione.
Mas quem começa do zero (instala essa versão sem ter nenhuma anterior instalada) não dá pra sair do lugar.
1º) Instala tdo certinho
2º) vai automatico para moodle/admin/index.php no final da instalação
3º) dá-lhe Página em branco!!!

Baixei a versao 1.6
Funcionando perfeitamente.

...vou ver se tento upgrade depois, no momento para o que eu quero dá para o gasto.

Flw galera.

Thiago Bastos
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Thiago Bastos

Re: moodle 1.9.2+ erro de instalação "/admin/index.php"

por Rafael Mota -
Thiago, a versão 1.6 é bacana, só que para fazer o upgrade você terá que passar por todas as versões até chegar na mais recente que é a 1.9.3. O seu problema eu já passei também. Você está tentando baixar a idioma português durantes a instalação não é isso ? Se for não baixe na instalação termine a instalação por completo e depois baixe os idiomas que você deseja utilizar. Isso irá lhe facilitar e muito a vida além de ser bem mais rápida. Particularmente prefiro utilizar a versão para admin em inglês e deixo configurada o perfil do usuário para português.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rafael Mota

Re: moodle 1.9.2+ erro de instalação "/admin/index.php"

por Thiago Bastos -
...tentei do jeito q vc falou e nada!
Fiz a instalação passo a passo no idioma inglês padrão, e no final de tudo
a mesma página em branco de sempre.

obrigado mesmo assim.
Thiago Bastos
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Thiago Bastos

Re: moodle 1.9.2+ erro de instalação "/admin/index.php"

por Rafael Mota -
thiago, você poderia postar a tela completa e também o config.php só por favor apague os dados do admin na hora de postar o config
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rafael Mota

Re: moodle 1.9.2+ erro de instalação "/admin/index.php"

por Thiago Bastos -

estou sem tempo para fazer isso,

qdo estiver usando a internet em casa eu posto a tela (que na verdade é soh uma tela em branco, nada mais) e o config.php

que acredito estar configurado corretamente.

Inclusive já tentei copiar o config.php de outras versões e não deu certo.

Acho q o problema não está no config.php

Att.

Thiago Bastos

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Thiago Bastos

Re: moodle 1.9.2+ erro de instalação "/admin/index.php"

por Rafael Mota -
Thiago,

Já que você verificou o config e aparentemente está ok e a versão 1.6 funcina perfeitamente.

Você vai querer me matar por perguntar isso mas vamos lá, vc já tentou fazer update versão por versão até chegar na 1.9.3 para ver se funciona ? O melhor mesmo era essa instalação limpa que você estava fazendo mas já que não funciona vamos partir para o radical tentar o processo burro, quem sabe assim você consiga solucionar esse problema sem a "Gambiarra" que o Zero falou.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rafael Mota

Re: moodle 1.9.2+ erro de instalação "/admin/index.php"

por Thiago Bastos -
ainda não fiz...
fou tentar fazer upgrade mesmo!
não tenho tido tempo nem de olhar mais isso!
Meio que torrei a paciência tentando ajeitar e deixei de lado.
Quando tiver com saco de novo volto a mexer nisso!
Mas já me decepcionou. A primeira impressão é a que fica!
Não tive esses problemas ao instalar o ATutor.

Obrigado mesmo assim.
Thiago Bastos
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Thiago Bastos

Re: moodle 1.9.2+ erro de instalação "/admin/index.php"

por Rafael Mota -
Thiago,

Acabei de pegar uma nova informacao quentinha para ti (desculpe a falta de acento, estou em uma maquina configurada errada) entao vamos ao que interessa.

O moodle fica com pagina branca se durante a instalacao voce tenta definir uma senha para o banco de dados,fiz um teste em uma nova instalacao em uma maquina virtual, fiz toda a instalacao, atualizei para a versao 1.9.3 e putz pagina branca, ai por cargar de agua resolvir fazer a reconfiguracao do meu novo moodle so que nao coloquei senha no banco deixei em branco e ai rolou...

Sem comentarios, mas funcionou, depois voce pode ate modificar a senha mas o importante e instalar e configurar

Por favor reporte se para ti funcionou
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rafael Mota

Re: moodle 1.9.2+ erro de instalação "/admin/index.php"

por Thiago Bastos -
...mesma coisa, amigo. triste
Tentei instalar e página em branco denovo.
A minha conta root jah naun tinha senha!
Uma outro conta que crie pra testar, fiz senha e tdo tb nada.
É um bug mto do filho da mãe esse.

vlw ;)
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Thiago Bastos

Re: moodle 1.9.2+ erro de instalação "/admin/index.php"

por Rafael Mota -
Thiago, realmente seu moodle está valente, ele não quer ser instalado de forma alguma. Em que máquina você está tentado instalar ?

Vou tentar mais um tiro, vamos ver se com esse eu mato !

faça uma cópia do arquivo config.dist.php e renomeie para config.php. Edite o arquivo com suas configurações de pasta e banco e execute o moodle novamente...
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rafael Mota

Re: moodle 1.9.2+ erro de instalação "/admin/index.php"

por Edgar Amorim -
Thiago,

Dê uma olhada no parâmetro de memória do php e verifique se ele realmente está com valor acima de 40M. Isto é visto no php.ini em "memory_limit 40M". Já passei por esta situação num provedor e eles tiveram que fazer a instalação. Depois reportaram-me que tiveram que aumentar o limite de memória na instalação para obter sucesso.

Depois nos informe se esta informação foi útil.

Edgar Amorim

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Thiago Bastos

Re: moodle 1.9.2+ erro de instalação "/admin/index.php"

por Zero Fernandes -
Ninguém merece!!!!
SOLICITO, urgentemente ao pessoal do desenvolvimento que SANE essse problema vil.
Isso é CERTAMENTE um problema de codificação.
GAMBIARRAS, pós istalações não podem e não devem ser admitidas.
Como desenvolvedor, o que me vém em mente, PRIMÁRIAMENTE, é a possibilidade de o meu USUÁRIO não ser capaz de resolver um problema, se meu código o leva a algo que não espera.
Tenho lido, nos fora, muitos questionamentos sobre essa dita "TELA EM BRANCO", após uma instalação aparentemente bem sucedida. Em todos, ninguém fornece uma solução definitiva, apenas conjecturam e mandam procurar lá e acolá.
Por favor, desenvolvedores, forneçam uma solução definitiva, corrigindo o código "devidamente", ou fornecendo um "caminho seguro", para que esse problema deixe de existir.
------
zerof
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Zero Fernandes

Re: moodle 1.9.2+ erro de instalação "/admin/index.php"

por Fernando de Souza Guimarães -

Senhores...

Estou com o mesmo problema... acabei de postá-lo, infelizmente, em um outro tópico... será que alguém já conseguiu resolver essa situação e poderia dar a solução para esse colega inexperiente?

Grato a todos.

Fernando

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Fernando de Souza Guimarães

Re: moodle 1.9.2+ erro de instalação "/admin/index.php"

por Gisele Brugger -
Postei isso dia 16/09/2008
Já tentou isso?

Olá Paulo,

Tive o mesmo problema e consegui resolver da seguite forma:

1) Logue no Moodle como administrador através da página :

http://localhost/moodle/login

depois

2) acesse : http://localhost/moodle/admin/settings.php?section=debugging

e altere a opção "Debug messages debug" ->
ALL: Show all reasonable PHP debug messages

que possibilitará verificar onde está ocorrendo o problema.
No meu caso era um módulo de nome "openmeeting" que era incompatível com a versão atual do Moodle.

Olhe como apareceu a mensagem de erro quando habilitei os logs :

Warning: require_once(/var/www/moodle/mod/openmeetings/lib/nusoap.php) [function.require-once]: failed to open stream: No such file or directory in /var/www/moodle/mod/openmeetingsaudience/openmeetingsaudience_gateway.php on line 10

Fatal error: require_once() [function.require]: Failed opening required '/var/www/moodle/mod/openmeetings/lib/nusoap.php' (include_path='/var/www/moodle/lib/pear:.:/usr/share/php:/usr/share/pear') in /var/www/moodle/mod/openmeetingsaudience/openmeetingsaudience_gateway.php on line 10

Retirei este módulo da minha instalação e tudo se resolveu.

ps: respondi esta mesma dúvida no fórum em inglês acessível em :

http://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=91645#p461531

Qualquer dúvida é só postar.

até mais

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gisele Brugger

Re: moodle 1.9.2+ erro de instalação "/admin/index.php"

por Antonio Carlos Junior -
É pessoal eu também estou passando pelo mesmo problema e é realmente uma instalação nova.

Eu já verifiquei o arquivo lib/config.php mas não tem barras envertidas e acho que não tem como desabilitar o módulo pois eh um modulo primário pelo jeito.

Estou usando a versão Moodle 1.9.5+

e depois de habilitar o debug vejam a mensagem que dá:



Warning: require_once(HTML/QuickForm.php) [function.require-once]: failed to open stream: No such file or directory in /home/wikicour/public_html/modulos/Cursos/lib/formslib.php on line 24

Fatal error: require_once() [function.require]: Failed opening required 'HTML/QuickForm.php' (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php:/home/wikicour/php') in /home/wikicour/public_html/modulos/Cursos/lib/formslib.php on line 24
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à paulo marques

Re: moodle 1.9.2+ erro de instalação "/admin/index.php"

por Ivo Eduardo Seben de Azevedo -
No meu caso, estava instalando o Moodle 1.9.5 no Windows Server 2003 com IIS e MySQL. Deram-me acesso de administrador no servidor, e posso configurá-lo remotamente.

A aplicação Moodle no IIS foi criada por um colega da área de TI, responsável também pela instalação do servidor e de todo o software necessário ao Moodle.

Eu já tinha criado o banco de dados e a base de dados moodle com usuário e senha. Apenas iniciei o processo de instalação do Moodle pelo navegador, deparei com o erro, pesquisei até descobrir uma possível solução, e então implementei-a com sucesso.

Apliquei os passos de http://www.moodlewindows.za.net/1SetupPHP.htm que achei pertinentes, e funcionou. O guia refere-se ao uso do MS SQL Server 2005, mas como resolvi tudo pela configuração do PHP, com edição do Registro do Windows, do PATH e outras coisinhas, deu tudo certo no fim. Não foi necessário seguir o restante do guia.

Ainda não tive esse tipo de problema em instalações do Moodle no Linux, usando servidores LAMP.

Fiz várias, se bem que com versões mais antigas, no Ubuntu (desktop) e Kurumin. Pretendo experimentar no Ubuntu Server, Debian, Fedora, SUSE e CentOS.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ivo Eduardo Seben de Azevedo

Re: moodle 1.9.2+ erro de instalação "/admin/index.php"

por Arthur Meucci -
Ivo,

Eu instalei o Moodle em linux no UOLHOST sem sucesso.
Aparece a mesma tela desesperadora e chata.

Tentei quase todas as opções sem sucesso!
Só não achei o php.ini no local de instalação como sugeriu o outro colega. Se alguém me informar onde fica posso tentar saber se o limite esta em 40M e tentar aumentá-lo.

Instalei virgem. Sem outras versões.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Arthur Meucci

Re: moodle 1.9.2+ erro de instalação "/admin/index.php"

por Marcelo Menegat -
Bom dia Arthur,
Como solicitado o php.ini se encontra nesse caminho
/etc/php5/apache2/php.ini em server linux.

Qualquer duvida.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Marcelo Menegat

Re: moodle 1.9.2+ erro de instalação "/admin/index.php"

por Arthur Meucci -
Prezado Marcelo,

Na minha instalação do Moodle 1.9.9+ não tem a pasta etc, nem php5.

Deveria ter?
Por que não tenho esta pasta no arquivo de download?

Abraços
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Arthur Meucci

Re: moodle 1.9.2+ erro de instalação "/admin/index.php"

por Marcelo Menegat -
Bom dia Arthur, estas pastas etc, e php5 não se encontrão no diretório do moodle, e sim no diretório raiz do servidor. La você encontrará o o diretório etc, e dentro dele o diretório php5.

Abraço
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à paulo marques

Re: moodle 1.9.2+ erro de instalação "/admin/index.php"

por Arthur Meucci -
Prezado Paulo e demais usuários,

Consegui resolver o problema. Após inúmeras tentativas usando as dicas dos demais colegas eu acabei descobrindo o problema da página em branco no admin/index.php.

A página em branco após a instalação bem sucedida ocorre de duas maneiras:

1 - Quando em servidor Linux ou Mac você baixa a versão do Moodle com extensâo ZIP.
Para solucionar o problema você deve apagar toda a instalação, fazer o download da extensão TGZ e instalar a partir dela. Fiz nos dois servidores (linux e mac) e funcionou.

2 - Quando o servidor é Windows deve-se baixar o arquivo com extensão ZIP e não o TGZ. Foi assim que eu e outro usuário, o Thiago, resolvemos o problema no site dele. Deve-se apagar a instalação em .tgz e utilizar os arquivos zipados.

Não sei qual a diferença entre os dois arquivos. Só sei que quando fizemos esta troca simples consegui fazer o Moodle funcionar corretamente...

Vai entender...rsrsrsrsrs sorriso
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Arthur Meucci

Re: moodle 1.9.2+ erro de instalação "/admin/index.php"

por Márcio José Rodrigues -

Pessoal excluir a pasta index.php e agora não estou tendo acesso ao moodle como posso restaurá-lo sem perder os meus cursos? Deus abençoe a todos.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à paulo marques

Re: moodle 1.9.2+ erro de instalação "/admin/index.php"

por Stephany Souza -

Olá, 

Fiz uma instalação do zero no meu servidor Debian, instalei, configurei apache, mysql, php, e instalei o moodle 2.7 distribuição estável.

Na hora de chegar na pagina que o moodle verifica as extensões faltantes etc, ok também.

Logo depois que coloca  http://177.11.50.76/moodle/ no navegador a tela fica em branco... Não consigo prosseguir a instalação. 

 Já olhei no config.php, no php.ini e ta tudo certo.... exceto que não tem o dirroot pra configurar, mesmo eu criando fica em branco ainda.. Não sei mais oq eu faço.. Já apagei o config.php já restartei, e nada.

no install.php tem $CFG->dirroot modifiquei lá também e ainda continua em branco.

Não sei mais o que fazer, alguém pode me ajudar?

lembrando que quando eu tento restarta o msql

[FAIL] Stopping MySQL database server: mysqld failed!

[ ok ] Starting MySQL database server: mysqld already running.


Não sei se pode ser por isso, pois é a primeira vez instalando o moodle.


Espero ajuda, obrigada desde já!


abraços.

Contagem das avaliações:  -