Lista de tópicos

  • Geral

    Moodle em português

  • Tópico 1

    Ajuda com o Moodle

    • Antes de pedir ajuda, consulte primeiro a FAQ, mensagens antigas nos fóruns e em Moodle Docs
      Por favor não coloque anúncios de oferta de serviços e manuais nesta secção (existe um fórum acima para isso). 

    • Se está a começar agora a desenvolver o seu Moodle, sugerimos uma leitura inicial da documentação oficial que o poderá ajudar nesse aspeto:


    • O Moodle.org tem, também, o espaço DEMO que funciona como uma "Sandbox" em que tem acesso a cursos de demonstração e pode adicionar recursos, alunos e experimentar as várias funcionalidades existentes na última versão do Moodle. Poderá aceder através da seguinte hiperligação: 


    • Na secção "Documentation" do Moodle.org está disponível documentação de apoio que o podem ajudar a saber mais sobre o Moodle, como fazer a sua instalação, ou ainda, como gerir um site Moodle, cursos Moodle e conteúdos. Aceda aqui:

    • Se ainda assim tiver alguma dúvida que persista, poderá recorrer aos vários fóruns de ajuda que se encontram abaixo:

  • Tópico 2

    Tradução do Moodle

    • O pacote linguístico do português é atualizado com bastante frequência. Pode descarregar a versão mais recente do pacote linguístico em "Administração -> Idioma -> Pacotes linguísticos", ou na página seguinte:

    • Se desejar contribuir para a tradução do Moodle para português pode encontrar aqui toda a informação que precisa para o fazer. Em primeiro lugar deverá criar uma conta de utilizador no site da tradução e, em seguida, aceder à ferramenta de tradução Moodle chamada AMOS. Depois só necessita de escolher o idioma em questão e procurar as "strings" que se encontram por traduzir. Para mais informações acerca deste processo consulte a documentação sugerida.

      Descarregue o nosso guia que o ajudará na realização da tarefa de tradução.


    • Existe também um Wiki para documentação adicinal, onde qualquer pessoa pode contribuir (usa o mesmo software da Wikipedia):

    • Se encontrar alguma gralha na tradução, ou se quiser propror alterações, por favor envie uma mensagem para este fórum:

    • Neste glossário encontrará as traduções recomendadas para os principais termos e conceitos do Moodle.

      Caso tenha dúvidas sobre como traduzir uma determinada "string" consulte este glossário ou utilize o fórum acima.


    • Módulos/Blocos adicionais


      As traduções dos módulos e blocos adicionais, que não são distribuídos com a versão oficial do Moodle, não podem ser incorporadas ao pacote linguístico. As traduções deverão ser incluídas no próprio módulo ou bloco. No caso em que o módulo ou bloco que copiou não tenha ainda a tradução para o Português, é possível que já exista uma tradução que possa usar no site:


    • Como ajudar

      Se quiser ajudar-nos com a tradução e tiver uma instalação do Moodle onde tenha permissões de administrador, siga os passos seguintes:
      1. Atualize o pacote linguístico para a versão mais recente (Administração do site -> Idioma -> Pacotes linguísticos)
      2. Entre em "Administração do site -> Idioma -> Personalização da língua" e selecione "Abrir pacote linguístico para edição". para traduzir as frases em falta, ou "Editar documentos de ajuda". para traduzir o manual (mais complicado).
      3. Selecione o ficheiro a traduzir e traduza as frases ou documentação em falta. Não se esqueça de clicar no botão para gravar as suas alterações.
      4. Na página da tradução, deverá aparecer indicada a localização no seu disco de uma pasta "pt_utf8_local" onde são guardadas as diferenças entre a sua tradução e o pacote linguístico original. Comprima essa pasta num ficheiro zip, e envie esse ficheiro para o fórum nesta secção.