Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Igor Lima Rodrigues -
Número de respostas: 53
Aqui estamos propondo e realizando o desenvolvimento de um novo módulo. A idéia inicial é criar um módulo para o Moodle que atendesse a demanda de gerenciamento de chamados. Essa função já é conhecida em alguns CMS (Gerenciadores de Conteúdo), e basicamente funcionada com o controle, gerenciamento e registro de chamados emitidos por usuários que são organizados e repassados automaticamente para as pessoas responsáveis por cada área no Site.
No Moodle pensamos que essa função pode ser interessante, pois existem situações onde um curso possui diversos sujeitos com diferentes funções (acadêmicas e/ou administrativas), por exemplo: Monitores em Pólos de Apoio para Estudantes, Tutores, Professores, Coordenadores, o próprio Administrador do Moodle, etc.
Sendo assim, esse módulo será um ferramenta importantíssima para atender demandas de organização das mais diversas solicitações que os usuários de um curso possam manifestar. E para os gestores de um curso ou projeto, será uma forma prática e fácil obter informações sobre as demandas emanadas.

Rogerio
Carlos Eduardo
Juliano Magalhães
Flavio Martins
Ricardo Rodrigues
Ana Carolina Nunes
Igor Lima
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Igor Lima Rodrigues

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Igor Lima Rodrigues -
Pessoal, no tópico anterior o Ricardo sugeriu que a Ana Carolina assumisse a coordenação do Desenvolvimento desse módulo, considerando a natureza do interesse dela em adotar o novo módulo como TCC de seu curso. Acredito que inicialmente precisamos saber se ela tem interesse em assumir esse Role nesse projeto.

E qualquer outra sugestão ou opinião a respeito disso aguardamos os comentários, principalmente o seu Ana sorriso !

(Eu realmente não tenho experiência na coordenação de atividades na área de desenvolvimento)
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Igor Lima Rodrigues

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Ana Carolina Nunes -

Bom,

A idéia é válida, porém não sei se poderei contribuir muito, pois não tenho conhecimentos em PHP e nem no moodle.

Meu projeto de pesquisa é desenvolver um módulo gerencial para o Moodle, e confesso que estou perdida. Já fiz o referencial teórico e agora estou colhendo os requisitos para o módulo em questão.

Espero poder contar com a colaboração de vcs e me coloco à disposição...

meus contatos:

ana.embahia@uol.com.br

anacarolina.si@gmail.com

skype: ana.embahia

Sds

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ana Carolina Nunes

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Igor Lima Rodrigues -
Tudo bem Ana, entendo sua posição. Mas esperamos contar com sua ajuda também, na medida do possível.

Entretanto ainda precisamos de alguém para coordenar os projeto. Já temos o ambiente de teste instalado, o sistema CMS Xoops com o Módulo xHelp, que usaremos como "modelo".

Rogerio, que tal você ficar a frente já que tem experiência na área, especialmente com o Moodle?

Rogerio
Carlos Eduardo
Juliano Magalhães
Flavio Martins
Ricardo Rodrigues
Ana Carolina Nunes
Igor Lima
Luciene Santana (corrigindo a lista)
Edmilton Neves (já está escalado, colega)

P.S.: Só estou um pouco preocupado com a organização inicial, pois nunca trabalhar a distância na área de desenvolvimento, mas estou confiante!approve
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Igor Lima Rodrigues

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Ana Carolina Nunes -

Com certeza!!

Espero q a ajuda seja recíproca!! O q vcs acham de incluir essa "visão gerencial" no módulo a ser desenvolvido? Confesso q seria ótimo para o meu TCC..

Até +!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ana Carolina Nunes

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Igor Lima Rodrigues -
Tudo certo então Ana, por mim toda participação será válida e não tenho problema algum em relação à esse trabalho contribuir para suas outras atividades.

Conto com você,

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Igor Lima Rodrigues

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Juliano Magalhães -
Olá Pessoal,

1) Igor, que tal você passar para gente o aceso ao Xoops para conhecermos o nosso benchmark? Eu me proponho a dar uma estudada nele e listar seus recursos e características.

2) Passo aqui os meus contatos - juliano@mmconnection.com.br (email e msn) mas lembro que é importante centralizarmos a comunicação no forum para que os participantes e o resto da comunidadade possa acompanhar.

3) Acho a idéia do Edmilton, sobre avisar o Dougiamas, excelente e já sugiro que o próprio Edmilton faça o contato. Porém não sei o canal. Seria o fórum mesmo?

4) Que tal colocarmos ao lado do nome cada pessoa se programa ou não e em breve sua função no projeto?

Abraços!


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Juliano Magalhães

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Edgar Amorim -

Creio que a maneira mais rápida e segura de manter contato com o Dougiamas é por intermédio da Paula de Waal, que é quem coordena a comunidade brasileira e mantém contato direto com o Martin e o grupo de desenvolvimento. Se for por outro caminho corre-se o risco da mensagem ficar perdida em meio as milhares que eles recebem.

Edgar Amorim

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Edgar Amorim

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Edmilton Neves -
Boas Pessoal!!
Edgar, valeu pela dica. Tentarei entrar em contato com a Paula. Ou caso alguém tenha um contato constante com ela avise, pois poderia facilitar.

Juliano, acrescentando à sua idéia nr. 4, acho interessante colocarmos algumas informações pessoais como:
Programa: Sim/Não
Linguagem: ...
Disponibilidade (média) de horas por semana: Para ajudarmos nosso gerente de projeto a definir um cronograma.
Meios de contato: MSN, Skype, ICQ, GoogleTalk, etc...


Por último, não sei se é interessante devido os fusos(horários) de todos, mas sugerir um dia/hora para conferência com a equipe.

Aqui vão meus dados:
Área de domínio/trabalho: Administração de Dados - Modelagem de Banco de Dados
Programa: Sim.
Linguagens: SQL, pl/pgsql, pl/sql, PowerBuilder, PHP(pouco), Java(pouco)
Disponibilidade: 5 horas por semana
Meios de contato: MSN: edmilton_fn@hotmail.com / e-mail: edmilton.neves@gmail.com ( Skype ainda não tenho, mas vou providenciar ).


Grande Abraço!

Edmilton Neves
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Juliano Magalhães

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Igor Lima Rodrigues -
1) Juliano essa sempre foi minha idéia inicial, a instalação já está feita, vou apenas criar alguns usuários e fazer algumas simulações de utilização para quando você entrarem já terem uma idéia da dinâmica de funcionamento do módulo em seu frontend.
Hoje a noite vou providênciar isso a amanhã creio que a tarde já passarei o acesso a todos do fórum.

Até mais,
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Igor Lima Rodrigues

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Carlos Eduardo Freire Gurgel -

Pronto estamos começando a fechar!Agora realmente temos que definir algumas metodologias de trabalho e coordenação. Para que possamos caminhar!Afinal pelo menos a Carolina deve está com mais pressa do que a gente.sorriso

Vamos tentar fechar, ai se tiverem outro interessaod vamos agregando!

Um abraço a todos.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Carlos Eduardo Freire Gurgel

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Edmilton Neves -
Uma primeira dúvida ( já chego questionando né?! rs... )

Agora que a idéia está fechada. Seria interessante comunicarmos isto ao Dougiamas.
Ao meu ver, seria bom afim de evitar "esforço desnecessário".
Pois caso já tenha alguma equipe trabalhando nisto, não iremos desenvolver a roda! E também evitar de qualquer pessoa que chegar após nosso comunicado fazer algo que já estamos fazendo.

Abraço!

Edmilton Neves
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Edmilton Neves

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Igor Lima Rodrigues -
Muito bem lembrado Edmilton, isso realmente é fundamental considerando as observações que você mesmo assinalou.

Creio que a pessoa que pode auxiliar essa comunicação é a Paula de Waal que é a facilitadora da Comunidade Moodle Brasileiro. Alguém já entrou em contato com ela em outra ocasião? Caso contrário eu mesmo posso enviar um e-mail para ela e aguardar o retorno. O que acham?
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Igor Lima Rodrigues

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Edmilton Neves -
Boas Pessoal!

Estou trabalhando com o Moodle a pouco meses.
Sou analista de sistemas, tenho experiência em banco de dados e conheço um pouco ( mas pouco mesmo! ) de PHP. Trabalho na área de desenvolvimento a 7 anos, principalmente como administrador de dados.
Caso precisem de alguma colaboração, estou a disposição.

Abraços!

Edmilton Neves
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Edmilton Neves

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Ricardo Rodrigues -
Edmilton, 7 anos como administrador de dados é uma boa bagagem, que tal mapear as tabelas e seus relacionamentos do mooble?

Isso pode ser muito útil para os programadores.

vlw!
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Igor Lima Rodrigues

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Ricardo Rodrigues -
Pessoal,

desculpem o silêncio, mas como havia antecipado estou um pouco enrolado com problemas pessoais, tenho acompanhado o fórum diariamente e estou correndo para estar com tudo em cima o mais breve possível.

Vejo que as coisas vão andando e isso é muito bom. approve

[]´s

Ricardo

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Rodrigues

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Ricardo Rodrigues -
complementando:

Programa: Sim
Linguagem: PHP/JS/CLIPPER
Disponibilidade (média) de horas por semana: inicial 2hs
Meios de contato: << clique aqui >>

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Rodrigues

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Rogerio Siqueira -

Bom dia a todos, fiquei afastado por uns dias devido estar com a mão enfaixada. estou terminando de criar um portage para os modulos como falei no forum anterior o endereço em que vou colocar é www.sith.adm.br/moodle amigos se cadastrem e eu libero o acesso de administrador . hoje o endereço vai estar fora o seu retorno é amnaha no final da tarde um abraço para todos

Rogerio Siqueira

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Igor Lima Rodrigues

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Reginaldo Lima -

Olá Pessoal,

Sou Professor Universitário, na área de informática

Minhas disciplinas são Tecnologia Aplicada a Educação, Desenvolvimento Gerência de Projetos, entre outras.

Me disponho a ajudar no desenvolvimento, mas programar não é o meu forte, meu último programa foi em Clipper na versão Summer...

Acredito que possa encaixar em um espaço com vcs.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Reginaldo Lima

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Ricardo Rodrigues -
Pessoal visitem o site da fapesp: incubadora.fapesp.br
acredito possuir as ferramentas necessárias para o desenvolvimento conjunto de nosso módulo.

Peço aos que puderem acessar e tiverem interesse em colaborar com o gerenciamento do projeto que verifiquem a viabilidade e funcionalidade do link em questão.

grato

Ricardo

em tempo: não resisti e encaminhei uma solicitação para inscrição de nosso projeto:

Você submeteu um novo projeto à Incubadora com os seguintes dados:

Nome Completo: Módulo mHelp (componente Moodle)
Descrição Enviada: A idéia inicial é criar um módulo para o Moodle que atendesse a demanda de gerenciamento de chamados. Essa função já é conhecida em alguns CMS (Gerenciadores de Conteúdo), e basicamente funcionada com o controle, gerenciamento e registro de chamados emitidos por usuários que são organizados e repassados automaticamente para as pessoas responsáveis por cada área no Site.
Licença: GNU General Public License (GPL)

A Equipe da Incubadora examinará as informações de seu projeto e, dentro de no máximo uma semana, você receberá uma notificação com o resultado.

Atenciosamente,
Equipe de Suporte da Incubadora.

vamos ver se aprovam.

Abraços e bom carnaval a todos.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Rodrigues

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Edmilton Neves -
Boas Pessoal!!!

Ricardo, realmente, dá pra ganhar uma boa bagagem, mas ainda tenho muito o que aprender!!!
Sobre mapear as tabelas e relacionamentos, a idéia é válida, farei isto após dar uma estudada nos documentos para desenvolvimento[1].
Em uma leitura breve na incubadora virtual, gostei da idéia. Me parece um bom ambiente de interação entre a equipe. Vou ler detalhadamente para maiores detalhes.

Rogerio, espero que esteja melhor da mão. Tentei acessar seu link hoje (21/2/2007 09:22) e não está no ar.

Reginaldo, sou recém-chegado nesta equipe também, mas creio que sua ajuda será importante.

Igor, como está a liberação de acesso ao Xoops, módulo xHelp? Posso ajudar com algo?

Tenho algumas observações.
Inicialmente sugiro uma leitura nos links relacionados no item [1], pois são da documentação do Moodle para desenvolvimento. Eu ainda não li todos, mas quero compartilhar com vocês pois achei interessante.

Seria interessante definirmos papéis já neste momento? Ou apenas criarmos uma lista de tarefas que já estamos precisando?

Para exemplificar, vou relacionar as tarefas que vejo:

1)
TAREFA: Entrar em contato com a Paula de Waal comunicando o interesse em desenvolver um novo módulo para o Moodle, inicialmente chamado de mHelp (particularmente gostei do nome, podemos torná-lo oficial?). Dar uma visão geral à ela do que este novo módulo contemplará.
RECURSO: Edmilton ou Igor - à definir.

2)
TAREFA: Ler documentos do Moodle para desenvolvedores.
RECURSO: Todos os desenvolvedores da equipe.

3)
TAREFA: Fazer engenharia reversa do banco de dados e mapear suas tabelas e relacionamentos.
RECURSO: Edmilton

4)
TAREFA: Definir papéis no projeto. Responsável, Coordenador de desenvolvimento, Programador, Analista, Responsável pela documentação, Homologador, etc.
RECURSO: Todos os participantes da equipe.
Para esta tarefa, talvez precisaremos fazer uma conferência em tempo real.

O que vcs acham?

[1]
http://docs.moodle.org/en/Coding - Guia de Codificação Moodle
http://docs.moodle.org/en/Development:Database_Schema - Documentação do BD.
http://docs.moodle.org/en/Developer_documentation - Documentação do desenvolvedor
http://docs.moodle.org/pt/Documenta%C3%A7%C3%A3o_para_programadores - Documentação do desenvolvedor( Português )
http://download.moodle.org/download.php/modules/NEWMODULE.zip - Esqueleto para novo módulo, segundo informações obtidas no link acima( http://docs.moodle.org/pt/Documenta%C3%A7%C3%A3o_para_programadores ).


Grande Abraço a todos!!!
E dá-lhe ressaca do carnaval!!! rs....

Edmilton Neves
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Edmilton Neves

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Edmilton Neves -
Igor, estava pensando aqui, creio que seja melhor vc entrar em contato com a Paula, pois como vc já é conhecedor do módulo xHelp, ficará mais fácil sanar quaisquer dúvidas que ela tenha sobre funcionalidades deste módulo.

O que acha?

Abraço.

Edmilton Neves
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Edmilton Neves

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Igor Lima Rodrigues -
Edmilton,

Vou tentar entrar em contato também com a Paula Waal e perguntar sobre procedimento de comunicação oficial ao Moodle.org acerca de nosso projeto.

Sobre o Módulo que utilizaremos como modelo, o xHelp do Xoops, já está instalado.

O URL é www.ilrodrigues.maxihost.com.br/xoops/htdocs/

Criei o seguintes usuários:

NOME DE USUÁRIO - PAPEL - SENHA (Repetir o nome de usuário)

patinhas - Coordenador
donald - Coodenador
magali - Secretária
pateta - Secretário
huguinho - Aluno
zezinho - Aluno
luizinho - Aluno

Já fiz algumas simulações com esses "personagens". Para terem acesso como Admin do Xoops e verem as configurações desse módulo enviem um e-mail para mim (ilsimon22@yahoo.com.br) que passarei a informação. Podem usar esses personagens para fazer outras simulações, criando chamados, respondendo chamados, encaminhando chamados para outras instâncias, etc...

Aguardo contato,

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Igor Lima Rodrigues

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Ricardo Rodrigues -
Interessante o xoops, gostei da simplicidade do aplicativo.

Estou examinando os códigos.

[]´s
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Rodrigues

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Juliano Vasconcellos -
Olá pessoal

Meu interesse é tambem de implementar um novo modulo no ambiente.

Estou desenvolvendo um projeto no sentido de dar uma funcionalidade AJAX ao moodle. A possibilidade de clicar e arrastar (drag and drop) as janelas do ambiente onde o aluno pode organizar o conteúdo da forma que quizer, ja enho todos os códigos bem estudados, na verdade meu projeto acabaria aqui... minha orientadora disse que apenas isso seria interesante como projeto... mas gostaria de implementar isso no ambiente...

Pretendo acabar meu projeto ate o meio do ano e gostaria de saber o que vcs tem desenvolvido com relação ao projeto de vcs e quem sabe poderiamos juntar nosso projetos para um ser complementar ao outro..

Sou formado em design grafico pela Universidade Federal de Pelotas e estou concluindo minha especialização em Gráfica Digital a mesma universidade. Trabalho com web e meu site fica em www.julianovasconcellos.com

Espero que gostem de minhas ideias

valeu
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Juliano Vasconcellos

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Paula de Waal -
Oi Juliano, acho melhor voce investigar o moodle1.9 antes de começar a trabalhar com Ajax. Ja tem uma interface Ajax em desenvolvimento e voce poderia ajudar a melhorar o projeto.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Igor Lima Rodrigues

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Ricardo Rodrigues -
Boas Novas pessoal!

GForge

Parece que nosso projeto já foi aprovado na Incubadora Virtual da FAPESP.

Não recebi confirmação oficial mas já pude acessar o espaço numa boa,
estou verificando as funcionalidades e efetuando as configurações básicas.



dúvidas? acesse o TutorialPlonetarium

espero vocês lá.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Rodrigues

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Igor Lima Rodrigues -
Ricardo, acessei o ambiente na Fapesp, achei muito interessante. Sobre o cadastro de todos os envolvidos, devemos nos cadastrar, ou você como administrador do projeto efetua o cadastro das pessoas?
Devo enviar hoje um e-mail para Paula Waal sobre o projeto.

Vamos ver o que os demais colegas comentam sobre o Módulo Modelo do Xoops (xHelp)....
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Igor Lima Rodrigues

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Edmilton Neves -
Show pessoal!!!
O projeto está andando!!

Igor, só conseguirei acessar neste final de semana.

Ricardo, valeu pelo passo na incubadora!
Fiquei com uma dúvida, como me incluo no projeto?
Não encontrei algum lugar como associação, inclusão no projeto ou algo assim.
Como o Igor perguntou, devemos ser convidados por vc?!

Grande abraço a todos!!
Edmilton Neves
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Edmilton Neves

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Ricardo Rodrigues -
Pelo que entendi cada um faz seu cadastro e os administradores agregam os usuários cadastrados.

não tive tempo suficiente para estudar as regras mas creio que assim funciona.

[]´s
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Edmilton Neves

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Ricardo Rodrigues -
Encontrei um caminho:

http://mhelp.incubadora.fapesp.br/portal/projeto

Procure no canto direito do menu a opção cadastrar-se.

criei um logo (bem tosco) para atender aos parâmetros de configuração inicial, fiz em uma máquina sem nenhum aplicativo de edição de imagens, não ficou lindo ? mostrando a língua


Voilá.


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Rodrigues

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Igor Lima Rodrigues -
Tentei me cadastrar mas o URL da incubadora não estava acessível, acho que deve ser manutenção ou coisa parecida, mas vou tentar mais tarde.

Achei a idéia do Logo muito interessante, depois vamos trabalhar em uma imagem vetorizada.

Só estou sentindo falta da participação dos outro colegas... Onde vocês estão smile ?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Igor Lima Rodrigues

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Ana Carolina Nunes -

Oi pessoal.. perdoe-me a ausência, m,as é que estava me recuperando de uma tendinite no ombro (dor insuportável), mas agora estou de volta!!

Gente.. estou completamente perdida.. preciso da ajuda de vcs para me interar com o assunto...

Gostaria tbm de uma outra colaboração para o emu TCC: alguém de vcs conhece outra ferramenta semelhante ao moodle que possua um módulo gerencial (relatórios gerenciais) para que eu possa espelhar meu projeto?

Ahh e tbm estou apanhando do esqueleto de projeto... eu instalei o moodle.. como faço para estudar esse esqueleto?

Desculpas pelas dúvidas amadoras... mas conto com a colaboração de todos!!!

Boa semana...

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ana Carolina Nunes

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Ricardo Rodrigues -
Olá Carolina,

Creio que o sistema que estamos começando a usar tenha as facilidades que você procura, faça seu cadastro no nosso portal da FAPESP e passo para você os privilégios de administradora, assim você poderá explorar todas as opções e, certamente encontrará algum módulo de relatórios gerenciais.

[]´s

entrei no portal: agora está up
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Igor Lima Rodrigues

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Carlos Eduardo Freire Gurgel -

Ola meu caro Igor...

Pelo menos eu estou acompanhando tudo por e-mail...a questao é que está um "trialogo" entre vc, ricardo e carolina....

Acessei o seu site e interagir como também o do Ricardo!

Agora como disse, temos que definir os papéis!!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Carlos Eduardo Freire Gurgel

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Edmilton Neves -
Boas Pessoal!!!

Sobre a adição de usuários no projeto na incubadora virtual:

COMO adicionar um membro ao projeto
É o administrador quem decide sobre a inclusão de novos membros em seu projeto.
Para se tornar um membro do projeto, é preciso:

1. Ser convidado por um administrador;
2. Ter criado uma conta na Incubadora;
3. Entrar em contato com o administrador, fornecer seu login e solicitar que ele faça a operação de inclusão no projeto.

A partir daí, o administrador deve:

1. Acessar a Incubadora usando sua senha de adm;
2. Na aba Minha Página, escolher o nome do Projeto na lista Meus Projetos;
3. Acessar a aba ADMIN;
4. No campo Membros do Grupo, incluir o login do usuário em Novo Membro e clicar no botão Adicionar Membro

Controle de membros
O administrador tem total controle sobre quem são os membros do projeto e sobre o que cada membro pode fazer. Uma novidade do GForge 4 são os papéis. Cada projeto pode ter diversos papéis, sendo que cada papel tem determinadas permissões. Para cada usuário é dado um papel, de modo que estes usuários sejam divididos em grupos. Para fazer com que todos os usuários deixem de ter ou passem a ter uma função, basta mudar as permissões do papel, e não a de cada usuário individualmente.

Fonte: [1]

Sobre o xHelp:
Somente o administrador tem permissão para visualizar todos os chamados? Isto é configurável através de "Atribuição de papéis" ?

No mais, gostei da praticidade do módulo e da facilidade de interação. Qual versão dele iremos tomar como base? E onde podemos fazer download para estudo do código?


Sobre o projeto mHelp:
Na incubadora virtual é possível a criação de tarefas, vamos começar a criá-las e definirmos alguns papéis?

Ricardo, para me adicionar no projeto, meu usuário na incubadora virtual é edmilton.

Ana Carolina, lembro-me que existia um curso( tutorial ) básico das funcionalidades do Moodle disponivel na UNB [2]. Este curso me ajudou a entender algumas funcionalidades, espero que ajude-a também.

Pessoal, estou com skype agora, edmilton.neves.

Links:
[1]
http://iv.incubadora.fapesp.br/portal/doc/COMOAdicionarUmMembroAoProjeto

[2]
http://aprender.unb.br/

Abraços!!
Edmilton Neves
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Edmilton Neves

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Igor Lima Rodrigues -
Edmilton,

Sobre o xHelp:
Somente o administrador tem permissão para visualizar todos os chamados? Isto é configurável através de "Atribuição de papéis" ?
Creio que isso pode ser definido quando se cadastra o usuário como staff, lá existem atribuições onde imagino que exista essa opção.

No mais, gostei da praticidade do módulo e da facilidade de interação. Qual versão dele iremos tomar como base? E onde podemos fazer download para estudo do código?
Você está se referindo a versão do módulo xHelp (a que estamos utilizando é a mais atual, só me recordo o n.º) ou a versão do Moodle (creio que devemos trabalhar para versão mais recente).
Vou disponibilizar para download a os arquivos de instalação dos CMS e do Módulo para que fiquem disponíveis.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Igor Lima Rodrigues

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Edmilton Neves -
Boas Pessoal!!!

Igor, bacana, caso não tenha esta funcionalidade, podemos criá-la no mHelp.
Sobre a versão, foi mal! É a versão do xHelp mesmo.

Sobre a atribuição de papéis, continuo com a mesma opinião que informei em um post (Wednesday, 21 February 2007, 20:19) neste mesmo tópico.

Em minha opinião, os papéis são:
- Gerente do Projeto - pessoa responsável pelo projeto como um todo;
- Coordenador de Desenvolvimento - coordenará a equipe de desenvolvimento. Esta pessoa deve estar ciente de todos os passos que estão sendo dados para o desenvolvimento do módulo.
- Desenvolvedores(es) - pessoa(s) com conhecimento da linguagem PHP e dos padrões de desenvolvimento do Moodle ( padrão obrigatório para que o mHelp transforme-se em um módulo do Moodle).
- Analista(s) - pessoa(s) com conhecimentos de negócio do Moodle e do xHelp (XOOPS), conhecimento para documentar o que deve ser desenvolvido (mesmo que seja um documento texto normal).
- Documentador(es) - pessoa(s) responsável pela documentação do módulo mHelp, normalmente temos 2 níveis de documentação: a documentação técnica e a documentação para o usuário final( como manual de utilização, helps, etc. ).
- Homologador(es) - pessoa(s) responsável pela homologação do que foi desenvolvido. Não é aconselhável que o desenvolvedor homologue seu produto, ou seja, se eu desenvolvi a tela X e o Igor a tela Y, e só temos nós para homologar, eu homologarei a tela Y e o Igor a tela X. Deve ter conhecimento de como o módulo mHelp deverá se comportar.

Acho que não esqueci de nenhuma! ..rs..
Em minha opinião, este formato de equipe é funcional e normalmente a mesma pessoa executa papéis diferentes em diferentes tarefas. O importante é estar ciente de seu papel naquela tarefa.

Seria legal cada membro da equipe expor o formato de trabalho que mais lhe agrada, assim podemos pegar as melhores partes de todas as opiniões e montar um formato agradável a todos.

Grande Abraço!
Edmilton Neves
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Edmilton Neves

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Edmilton Neves -
Pessoal, uma dúvida!

Será que o pessoal que assina este fórum está a fim de receber as mensagens(que não são poucas ..rs..) referente a nossas conversas do mHelp?
Pergunto pq participo de outras listas/fóruns e é comum alguns reclamarem.

Se não causa desconforto, ótimo, não precisamos nos preocupar! Mas caso não esteja confortável para os demais participantes do fórum, sugiro utilizarmos o fórum do projeto na incubadora virtual.
Assim os assuntos estarão direcionados a equipe do mHelp e, ao final do projeto, postariamos aqui um Feedback para a comunidade.

O que vcs acham?

Abraços!!
Edmilton Neves
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Edmilton Neves

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Ricardo Rodrigues -
Concordo com sua idéia Edmilton, acho apenas que deveríamos estabelecer os parâmetros básicos na incubadora para depois migrarmos oficialmente nossas discussões.

Você foi incluído como administrador também.

Pessoal façam seus cadastros para que eu possa adiciona-los ao projeto.

[]´s
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Edmilton Neves

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Igor Lima Rodrigues -
Edmilto,

Qual seria o perfil para cada função? Com essa informação poderemos nos propor com mais propriedade.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Edmilton Neves

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Paula de Waal -

Oi gente, voces ja estudaram o novo sistema de papeis do Moodle?

Agora é baseado em parametros configuraveis e nao mais em funçoes predefinidas.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Carlos Eduardo Freire Gurgel

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Igor Lima Rodrigues -
Carlos Eduardo,

concordo com você! Que tal coletarmos sugestões sobre como definir os papeis para um projeto como esse?! Pois como sabemos nem todos (inclusive eu) têm experiência/conhecimentos técnicos em desenvolvimento. Então, creio que as pessoas desse grupo que são dessa área(programação) podem orientar melhor sobre como operacionalizar o desenvolvimento do Módulo mHelp, aproveitando o potência e a disponibilidade de todos os envolvidos.

O que você(s) acha(m)?
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Igor Lima Rodrigues

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Ricardo Rodrigues -
Igor,

faça seu cadastro na incubadora e lá veremos o que pode ser distribuído.

precisamos agendar um encontro online com a maioria dos interessados para organizarmos estas preliminares


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Rodrigues

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Ricardo Rodrigues -

comunicação oficial recebida. estamos dentro amigos.


Caro Ricardo Rodrigues,

O projeto que você propôs, intitulado "Módulo mHelp (componente Moodle)", foi aprovado.

Criamos uma Homepage temporária para o seu projeto, que você pode alterar utilizando as ferramentas de criação de site da Incubadora.

Homepage: http://mhelp.incubadora.fapesp.br

Para iniciar a customização do seu projeto, recomendamos visitar o Sumário, local onde estão centralizadas as informações administrativas. Lá você poderá criar o seu portal, adicionar usuários e gerenciar uma série de outras ferramentas.

Sumário: http://incubadora.fapesp.br/projects/mhelp

Recomendamos também a leitura de alguns textos que irão ajudá-lo nesse processo:

- "Tutorial Incubadora?":http://iv.incubadora.fapesp.br/portal/doc/TutorialIncubadora
- "Tutorial GForge":http://iv.incubadora.fapesp.br/portal/doc/TutorialGForge
- "Tutorial Plonetarium":http://iv.incubadora.fapesp.br/portal/doc/TutorialPlonetarium

Além desses textos, organizamos uma série de materiais para o usuário, que podem ser acessados em:

"Ajuda":http://iv.incubadora.fapesp.br/portal/doc/

Existem ainda outras maneiras de buscar ajuda na Incubadora:

"Lista de discussão do suporte":
http://incubadora.fapesp.br/cgi-bin/mailman/listinfo/iv-suporte

"E-mail da equipe de suporte":
suporte@incubadora.fapesp.br

Seja bem-vindo!
Equipe de Suporte da Incubadora Virtual




Olá

Seu projeto mhelp cadastrado na Incubadora Virtual permite o uso de um servidor de streaming Icecast 2. Você pode fazer transmissões ao vivo ou colocar vídeos on demand. A senha do seu projeto para as transmissões ao vivo é *******. Para informações sobre como utilizar o servidor, acesse http://iv.incubadora.fapesp.br/portal/doc/TutorialTVIncubadora.
A TV Incubadora ainda está em fase de testes. Se você encontrar algum problema, por favor, envie um e-mail para suporte@iv.fapesp.br.

Atenciosamente
Equipe de suporte da Incubadora Virtual


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Igor Lima Rodrigues

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Ricardo Rodrigues -
Colegas,

Não tenho visto atividade do pessoal envolvido no projeto, estou perdendo algo?

Me comprometi com o pessoal da FAPESP e gostaria de saber se ainda há interesse em se manter o espaço concedido.

obrigado

Ricardo

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Rodrigues

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Ricardo Rodrigues -
Em face do desinteresse da comunidade em prosseguir com o projeto de desenvolvimento do módulo "mhelp" comunico que estarei desativando o espaço concedido pela FAPESP. perplexo

Se precisarem de mim estarei em Paraty passeando de escuna. aprovo

Ricardo


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Rodrigues

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Edmilton Neves -
Boas Pessoal!
Fiquei inativo por alguns meses e agora estou voltando à ativa.

O projeto mHelp realmente foi embargado ou estão tocando?

Grande Abraço!

At.,
Edmilton Neves
Feliz por estar de volta!!!
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Edmilton Neves

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Dayse Siqueira -

Olá a todos !! Desejo fazer minha mono na área de e-learning. Estou completamente perdida em como desevolver uma aplicação para o Moodle, já conclui a primeira parte que é instalar o Moodle em um servidor local( Aprendi com ajuda das video aulas no youtube do prof Neri ) gostaria de um livro ou um tutorial que pudesse me auxiliar a partir de agora. sorriso

Caso alguem puder me ajudar entre em contato comigo pelo GMAIL

daysisinhacaldas@gmail.com

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Dayse Siqueira

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Gisele Brugger -
Olá Dayse , Sugiro começar por aqui : http://docs.moodle.org/dev/Developer_documentation e aqui http://dev.moodle.org/ e já desenvolver para moodle 2 Boa sorte
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Igor Lima Rodrigues

Re: Módulo mHelp (nome provisório) - Em Desenvolvimento

por Douglas Requia Soares cafeps -
Gostaria de participar meu TCC e sobre a criação de um novo modulo .. e ajudaria muito na minha pesquisa e desenvolvimento poderei compartilhar também meus conhecimentos adquiridos até aqui desde ja agradeço email: cafepseu@gmail.com
Contagem das avaliações:  -