Acesso a vídeo no moodle por link

Acesso a vídeo no moodle por link

por Danilo Alves -
Número de respostas: 27

Bom pessoal, até que enfim consegui inserir um vídeo no moodle, para que seja acessado dentro do próprio. É a coisa mais facíl do mundo e eu quebrando a cabeça... rs!!

Porém, surge agora dois novos problemas a respeito.

O primeiro é referente ao "tamanho" do arquivo, não sei por que só consigo inserir vídeo de até 2 MB, inclusive só tenho até essa opção em minhas configurações, alguém sabe me dizer como faço para que o moodle aceite inserir arquivos de tamanhos maiores?

O Segundo é referente a acessar esse vídeo. Fiz um teste e copie a URL do vídeo e "desloguei" do moodle, colei a URL no navegador e consegui acessar o vídeo, mesmo sem estar logado... gostaria de saber se tem como impedir que isso ocorra, ou seja, quando alguem jogar a URL para acessar o vídeo diretamente, forçar com que o mesmo faça o login...

Agradeço a todos que puderem me ajudar!!!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Danilo Alves

Re: Acesso a vídeo no moodle por link

por Wagner Landim -

Danilo, o limite máximo de tamanho de envio de arquivos é configurado no seu servidor web (Apache, IIS). No caso do Apache, no arquivo "httpd.conf". Também é configurado no "php.ini", mas não adianta colocar no "php.ini" um tamanho maior que o do Apache, pois o Apache "manda mais" que o PHP.

Uma questão de segurança para o Moodle é colocar o diretório "moodledata" fora do caminho do diretório público do servidor web. Desta forma, não se pode ter acesso direto ao arquivo, a menos que o curso esteja configurado para permitir o acesso de visitantes.

Espero ter ajudado.

Wagner Landim

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Wagner Landim

Re: Acesso a vídeo no moodle por link

por Danilo Alves -

Wagner... bom dia!

Valeu pela dica e consegui mudar o tamanho do arquivo aceito... o valor foi alterado para 50MB no upload_max_filesize, mas no Moodle só tem como opção o valor máximo de 8MB. Tem como alterar?

Grato

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Danilo Alves

Re: Acesso a vídeo no moodle por link

por Sidney Ricardo -
Você reiniciou o apache?
as alterações só fazem efeito depois de reiniciar o apache.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Sidney Ricardo

Re: Acesso a vídeo no moodle por link

por Danilo Alves -

Sidney

Reiniciei sim... aliás eu não o pessoal da hospedagem...

mas o problema foi resolvido... quando fui verificar com o pessoal da hospedagem o que vc está me falando ... eles viram um erro e resolveu...

Agradeço a todas pela atenção!!!!!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Danilo Alves

Re: Acesso a vídeo no moodle por link

por Anderson Campista -
Bom dia Danilo,

Por acaso vc sabe o q foi feito para o Moodle mudar as opções de tamanho de upload?

Jah alterei no "php.ini" e reiniciei o Apache, mas o máximo ficou em 8Mb.

PS.: Naum encontrei no arquivo "httpd.conf" o lugar onde altero o tamanho de upload.

Obs.: Uso o Wamp Server 2.0 no Win XP.

Grato,
Anderson Campista
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Anderson Campista

Re: Acesso a vídeo no moodle por link

por Eurico Sadao Kusaka -
Você mudou o tamanho máximo também no Painel de Administração, em Segurança/Regras do site?
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eurico Sadao Kusaka

Re: Acesso a vídeo no moodle por link

por Anderson Campista -
Boa tarde Eurico,

Mudei sim.
Mas a opção máxima eh de 8Mb.
No "php.ini" em "upload_size_file" coloquei "30M".
Naum encontrei no "httpd.conf" (do Apache) nenhuma opção para alterar o limite máximo, nem "LimitRequestBody" a q o Moodle se refere.

Grato,
Anderson Campista
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Anderson Campista

Re: Acesso a vídeo no moodle por link

por Cassia M. B. Nobre -
Olá,
é necessário modificar no arquivo php.ini as variáveis upload_max_filesize e também post_max_size para o tamanho de upload que você deseja. Desta forma funcionará.

Abraços.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Danilo Alves

Re: Acesso a vídeo no moodle por link

por Abilio Nunes -

Mas  como se pode  inserir um video através de ficheiro mas incorporado?

Com a extensão .wmv não consigo

Alguém me pode ajudar

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Abilio Nunes

Re: Acesso a vídeo no moodle por link

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

Primeiro, de preferência nunca hospede vídeos no Moodle. Moodle não foi feito para isso.

Segundo, WMV é um péssimo formato feito pela M$ e não foi feito para WEB. Use somente FLV ou MP4.

Muito prazer, sou Eduardo Kraus
Professor, programador e apaixonado por Moodle
Leia meu Blog: moodle.eduardokraus.com
Assista meus vídeos: www.youtube.com/user/ProfEduardoKraus
Curta meu Facebook: www.facebook.com/ProfEduardoKraus

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Sidney Ricardo

Re: Acesso a vídeo no moodle por link

por Solange Maldonado -

Olá, pessoal!

Pelo que conheço do Moodle, trabalhando com vídeos... Faço da seguinte forma:

Como o Moodle não suporta upload de arquivos grandes, e vídeo é sempre grande mesmo quando tomamos cuidado para fazer o menor possivel... Faço o upload do vídeo para o diretório criado no curso, por ftp

  1. Entro no servidor de ftp
  2. Clico no diretório onde instalei o Moodle (no meu caso ele não é todo o site)
  3. Clico no diretório UPLOADDATA
  4. Clico no nome do curso
  5. Clico no diretório criado para os vídeos do tal curso (crio o diretório no Moodle antes)

Dessa forma quando coloco o vídeo para o aluno, é só ir em Adicionar arquivo ou site e linkar no vídeo que já está no servidor.

Nota: Sempre codifico o meu vídeo para flash (flv) pois o Moodle 1.9 não reconhece muito bem o wmv (demora para abrir) coisa que era muito bom nos anteriores. Uso o Adobe Flash CS3 Video Encoder

Agora solicito ajuda... Seguinte, posso instalar o Moodle no meu pc numa boa? Não vai pesar? É que trabalho muito com vídeos, edição, etc... Meu Moodle está só no servidor e isso tem gerado alguma insegurança, mesmo com backups.

Grata a todos,

Solange Maldonado

www.escolademoda.net

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Solange Maldonado

Re: Acesso a vídeo no moodle por link

por Leonardo Barbieri -

Ola  a todos Boa Noite.

Tenho acompanhado a discussao e gostaria de tirar uma duvida.

Uso muito video em formato flv no moodle, porem nao consigo fazer com que os vídeos sejam assistidos pelos alunos em algum tipo de formato streamming. Isso quer dizer que o aluno precisa antes baixar todo o video, mesmo que seja abrindo em uma nova janela, para so entao assisti-lo.

Eu gostaria que o aluno pudesse assistir em algo tipo stremming, algo como o you tube.

Alguem pode me explicar como fazer isso?

Obrigado

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Leonardo Barbieri

Re: Acesso a vídeo no moodle por link

por Felice Preziosi -

Existe um server que faz isto e é open source.

O problema é que não achei ninguém que soubesse como configurá-lo

Pelo que investiguei, funciona muito bem.

Aliás, é possível fazer webconference com ele.

http://osflash.org/red5

Se você descobrir alguém, não deixe de compartilhar conosco.

P.S.: Outras alternativas existem, com recursos fantásticos, mas são pagas e muito caras

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Leonardo Barbieri

Re: Acesso a vídeo no moodle por link

por Sidney Ricardo -
Você pode incorporar um player flv no módulo que você está usando o vídeo.
Mas para isso você precisará de algum programador, caso não tenha muita afinidade com o código do moodle.
Abraço
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Sidney Ricardo

Re: Acesso a vídeo no moodle por link

por Solange Maldonado -

He he he... Ai que está a graça do Moodle ELE NÃO PRECISA DE PROGRAMAÇÃO!!! Aceita o arquivo flv numa boa.

Eu quebrei a cabeça, fiz os códigos, criei diretórios para cada vídeo pois tinha uma série de arquivos que se não estão no mesmo diretório não roda o flv... E o que aconteceu? O Moodle brecou... Dai fiz igualzinho ao que fazemos com qualquer outro arquivo/site... YES!

Verifique no www.escolademoda.net/salavirtual (curso grátis tem vários vídeos)

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Solange Maldonado

Re: Acesso a vídeo no moodle por link

por Sidney Ricardo -
Realmente para adicionar um FLV o moodle usa o player FLV incorporado dele.
Mas como RED5 é para Live Stream (TV online, video conferencia), entre outras coisas, acredito que o player do moodle não está configurado para isso (nunca testei).

Obs: Como o moderador falou, vamos deixar o fórum de "Avisos e Novidades" para seus devidos fins! Só percebi isso agora! Desculpa ai!
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Leonardo Barbieri

Re: Acesso a vídeo no moodle por link

por Solange Maldonado -

Tudo o que coloquei aqui neste forum diz exatamente como fazer isso e o plugin do Moodle para visualização do vídeo em flv é semelhante ao do YouTube (já veio configurado no Moodle 1.9).

Você pode conferir no www.escolademoda.net/salavirtual O curso grátis Quarto de Bebê pode ser acessado por todos.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Leonardo Barbieri

Re: Acesso a vídeo no moodle por link

por Edgar Amorim -

Leonardo,

Para adicionar um vídeo do Youtube no Moodle faça o seguinte:

- Selecione o vídeo desejado no no Youtube (por exemplo o do Rafinha 2.0:

);

- No lado direito do vídeo tem um campo com título "Incorporar". Copie o conteúdo do campo ( <object width="425" height="344"><param name="movie" value="

name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object> );

- No Moodle, adicione o recurso "página web";

- Dê um clique no ícone de edição de texto "Passar ao código html" (sinais <> na segunda linha de botões de edição). Neste momento você terá uma janela para adicionar código html;

- Agora cole o conteúdo copiado do Youtube;

- Complete os outros campos de configuração da página web (na mesma janela ou nova janela, etc.);

- Salve a página web.

- Pronto.

Para reprodução de vídeos o ideal é colocar os vídeos em um servidor de "streaming". Os vídeos devem sem gerados com uma taxa de transferência adequada, por exemplo 128 Kbps (bits por segundo). Lembre-se que essa taxa de transferência é uma das variáveis que influenciam a qualidade do vídeo. Por sua vez, quem for assistir deve ter um link com a Internet adequado para poder ver o vídeo sem problemas.

Hoje existem algumas opções baratas para contratar um servidor de "streaming", caso não se queira utilizar o Youtube. A Locaweb (www.locaweb.com.br) tem um plano bem baratinho, com algumas limitações, e o Grupo Baggio também (www.baggio.com.br). O dono do servidor de "streaming" deverá fornecer quais códigos deverão ser adicionado à uma página web para poder reproduzir o vídeo.

Sucesso!

Edgar Amorim

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Leonardo Barbieri

Re: Acesso a vídeo no moodle por link

por Solange Maldonado -

Gente, eu não sei se o Moodle de vocês está configurado de forma diferente... Mas no meu, o arquivo FLV é aceito automaticamente sem necessidade de todo o processo de geração de N arquivos.

Nos meus cursos os vídeos estão em formato streaming (on demand) tal qual acontece no YouTube e é tão simples que a gente só faz complicar.

Eu aprendi a fazer o arquivo flv que gera pelo menos uns 3 arquivos, os quais se não no mesmo diretório, não abre vídeo...

POIS NO MOODLE não é necessário fazer nada além de decodificar o arquivo original em FLV --> Colocar no diretorio do curso --> linkar como "Arquivo ou Site"

Podem ver no www.escolademoda.net/salavirtual  em QUARTO DE BEBÊ que é livre.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Solange Maldonado

Re: Acesso a vídeo no moodle por link

por Danilo Alves -

Opa Solange...

Obrigado pelas dicas, consegui fazer do jeito que informou, que é bem prático também.

Andei visitando o seu site e achei muito interessante o video que dá as boas vindas e explicando sobre os cursos... Como você faz para que o vídeo seja executado automaticamente?

Muito bom... parabéns!!!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Danilo Alves

Re: Acesso a vídeo no moodle por link

por Solange Maldonado -

Bom que tenha gostado... Obrigada!

O vídeo de boas vindas é um arquivo swf colocado num bloco html.

Não guardo muito os códigos e para não errar, uso o Front Page... Copio e colo.

Mas o arquivo já tem que estar no diretório do Moodle (front page - pagina inicial) que é aberta a todos. Muitas vezes envio meus arquivos por ftp que dai não tem a coisa do tamanho do arquivo, entende?

Para abrir direto, apenas criei o arquivo com animação sem botão nem nada... Dizem que a boneca se parece comigo boca aberta (o difícil é fazer a boca...).

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Danilo Alves

Re: Acesso a vídeo no moodle por link

por Silvana Marx Nakle -
Olá Danilo,
Tive um problema parecido com eo seu e para aumentar o tamanho de upload de arquivo, você deve fazer esta modificação no arquivo php.ini. Na opção upload max siz= 2 mb e trocá-la para o valor que você deseja.

Espero ter ajudado.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Silvana Marx Nakle

Re: Acesso a vídeo no moodle por link

por Danilo Alves -

Oi Silvana..

Pois é... fiz como vcs sugeriram e deu certo, antes o limite era de 2MB agora alterei e ficou em 50MB isso no php.in, mas só que no moodle so aparece até 8MB, quero ter uma capacidade maior para colocar vídeos, embora entendada que vídeos muito grandes fica invíavel, não pretendo utilizar 50MB então gostaria de ter pelo menos 15 MB para poder ter condições de trabalho e inserir vários vídeos pequenos ao invés de um só grande... mas qualquer vídeozinho aí já tem 10 pra cima...

Grato pela atenção!!!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Danilo Alves

Re: Acesso a vídeo no moodle por link

por Cassia M. B. Nobre -
Olá,
é necessário modificar no arquivo php.ini as variáveis upload_max_filesize e post_max_size para o tamanho de upload que você deseja.

Abraços.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Danilo Alves

Re: Acesso a vídeo no moodle por link

por Solange Maldonado -

Vídeo em FLV só abre no servidor e para tal, o aluno tem que estar logado no ambiente.

Isso se você colocar seu vídeo no diretório do curso (por ftp devido ao tamanho) e gerar para o aluno no campo Link para arquivo ou site.

Quando usava o wmv era possível fazer o download do vídeo...

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Solange Maldonado

Re: Acesso a vídeo no moodle por link

por Solange Maldonado -

É... Realmente este tópico está no forum errado... Mas até isso é uma forma de aprendizado do Moodle... Pois o MODERADOR tem acesso de forma a TROCAR o tópico para o forum mais apropriado. Faço isso nos meus cursos pois é dificil controlar aluno... Hehehe E nós também pelo visto.

Peço desculpa pois apenas respondi sem olhar tópico mas acho que valeu a pena, certo?

Abraços a todos

Contagem das avaliações:  -