Manual do Professor

Esta página é um guia rápido para a criação de cursos em rede com o Moodle. Descreve as principais funções que estão disponíveis, assim como algumas das principais decisões que você deverá tomar.

Seções neste documento:

  1. Começando
  2. Configurando um curso
  3. Carregando arquivos
  4. Configurando atividades
  5. Ministrando o curso
  6. Mais informações

Começando

Este documento supõe que o administrador de sua instalação já configurou o Moodle e lhe atribuiu um curso novo, vazío para você iniciar. Também supõe que você tenha entrado em seu curso usando sua conta de professor.

Eis três dicas gerais que lhe ajudarão neste começo.

  1. Não tenha medo de experimentar:
    fique a vontade para fuçar e mudar coisas. É pouco provável que você consiga danificar algo num curso do Moodle. E mesmo se isto acontecer, em geral é fácil de consertar.
  2. Observe e use estes pequenos ícones:

      - o ícone de edição permite que você edite o que estiver perto dele.

    - o ícone de ajuda lhe oferece uma janelinha de ajuda

      - o ícone olho-aberto indica um ítem que está visíviel, cliando nele, ficará oculto para os alunos

      - o ícone olho-fechado fará com que um ítem escondido fique visível

  3. Use a barra de navegação no topo de cada página
    isto lhe ajudará a lembrar por onde andou, e evitará que fique desorientado.

 

Configurando um curso

A primeira coisa a fazer é olhar em "Administração" na página inicial de seu curso, e clicar em "Configurações..." (Note que este ponteiro, e de fato toda a seção de Administração só está disponível para você (e o administrador da instalação). Os alunos nem vem estes ponteiros).

Na página de Configuração você pode mudar várias configurações relativas a seu curso, desde seu nome até que dia começa. Não tocaremos aqui em todas elas, já que todas tem um ícone de ajuda ao lado, que as explica em detalhe. A pesar disto, mencionaremos as mais importantes - o formato do curso.

Da escolha do formato do curso dependerá a apresentação básica dele, como numa plantilha. O Moodle versão 1.0 tem três formatos - no futuro provavelmente haverá vários outros (por favor, mande novas idéias para martin@moodle.org!)

Eis algumas telas de três cursos de exemplo de cada um dos três formatos (ignore as diferentes cores, que são fixadas para cada instalação Moodle pelo seu administrador):

Formato Semanal:

 

Formato de Tópicos:

 

Formato Social:

 

Note que os formatos semanal e de tópicos são bastante semelhantes em sua estrutura. A principal diferença é que cada quadro no formato semanal abrange exatamente uma semana, enquanto no formato tópico cada quadro pode abarcar o que você desejar. O formato social não utiliza muito conteúdo e é construído em volta de um único forum - isto é mostrado na página principal.

Veja os botões de ajuda na página de Configuração de Curso para mais detalhes.

 

Carregando arquivos

Pode ser que você já tenha algum material que queira acrescentar a seu curso, como páginas web, arquivos de audio ou vídeo, documentos em Word, ou animações em Flash. Qualquer tipo de arquivo existente pode ser carregado para seu curso e armazenado no servidor. Enquanto seus arquivos estiverem no servidor, você os pode mover, renomear, editar ou apagar.

Tudo isto é feito mediante a referência Arquivos em seu menu de Administrador. A seção de Arquivos aparece como:

 

Esta interface só está disponível para professores - não é acessível aos alunos. Cada arquivo será disponibilizado para os alunos depois (como "Recursos" - veja a próxima seção).

Como pode ver na cópia da tela, os arquivos estão listados junto com os sub-diretórios. Você pode criar qualquer número de subdiretórios para organizar seus arquivos e levar seus arquivos de uns para outros.

Carregar arquivos pela web atualmente está restrito a um arquivo por vez. Se você precisa carregar vários arquivos de uma vez (por exemplo, todo um sítio Web), pode ser muito mais fácil usar um programa para comprimir (formato zip) todos os arquivos num único arquivo, carregar esse arquivo comprimido, e depois descomprimir novamente no servidor (você verá um link "unzip" perto dos arquivos comprimidos).

Para ver qualquer arquivo que você tenha carregado, é só clicar em seu nome. Seu navegador mostrará ele ou o transferirá para seu computador.

Os arquivos de texto ou em HTML podem ser editados, via rede, no próprio servidor. Para outros arquivos, você deverá editar em seu computador e carregar de novo. Se você carregou um arquivo com o mesmo nome que um já existente, ele será automaticamente sobre-escrito.

Uma nota final: se seu conteúdo já está na rede, você não precisa carregar os arquivos no servidor - basta colocar um ponteiro para eles dentro de seu curso (veja o módulo de Recursos e a próxima seção).

 

Configurando atividades

Construir um curso consiste em acrescentar módulos de atividades na página principal, para que os alunos possam utiliza-los. Você pode mudar a ordem destes módulos a qualquer momento.

Para entrar no modo de edição, clique em "Ativar Edição" em Administração. Este botão mostra ou esconde os controles extra que permitem que você manipule a página principal de seu curso. Observe na primeira tela acima (a do curso em formato Semanal) que os controles de edição estão ativados.

Para acrescentar uma nova atividade, simplesmente vá para a semana ou tópico desejado e selecione o tipo de atividade ou de material que quer colocar. Eis um resumo de todas atividades padrão no Moodle 1.0 (autalmente, Moodle 1.4 e 1.5, já há várias outras atividades padrão, além das opcionais):

Tarefa
Uma tarefa tem uma data limite de entrega e uma nota máxima possível. Os alunos poderão carregar um arquivo no servidor para cumprir com a tarefa. A data em que carregam o arquivo é registrada. Depois, você terá uma página onde poderá ver todos os arquivos (e quão atrasado ou adiantado está), e nela poderá atribuir uma nota e um comentário. Meia hora depois de você dar a nota a um aluno, o Moodle automaticamente o notificará mediante o envio de uma mensagem.


Pesquisa de Opinião
A atividae Pesquisa de Opinião é muito simples - você faz uma pergunta e oferece possíveis respostas. Os alunos podem escolher, e você tem uma tela para ver os resultados. Eu a uso para obter consenso para pesquisas entre meus alunos, mas você pode usar para tomadas de opinião rápidas, ou para votações da turma.


Fórum
Este módulo é de longe o mais importante - é aqui que a discussão acontece. Quanto você acrescenta um novo fórum, poderá escolher entre diversos tipos: uma discussão de um único tópico, um forum geral para todos, ou uma trilha de discussão por tema e por usuário.


Diário
Cada atividade do diário é uma entrada no diário geral do curso. Para cada um, você pode especificar uma questão aberta que orienta o que os alunos escrevem, assim como uma janela de tempo em que o diário permanece aberto (só para os cursos em formato semanal). Como regra geral, pode-se criar um diário por semana. Estimule os alunos a escrever reflexiva e criticamente nestes diários, já que eles só estarão abertos para eles e para você. Depois, você poderá dar nota e comentar todas as contribuições para essa semana ou esse tópico, e os alunos receberão automaticamente uma notificação com suas observações. Os diários não foram desenhados para continuar escrevendo continuamente neles. Se você precisar disso, acrescente novos diários.


Material
Materiais são o conteúdo de seu curso. Cada material pode ser um arquivo que você já tenha carregado, ou pode apontar para uma URL. Você também pode manter uma página simples de texto, escrevendo diretamente no formulário.


Questionário
Este módulo permite que você desenhe e configure questionários de teste, que podem ser de múltipla escolha, verdadeiro-falso, e perguntas de respostas curtas. As perguntas são guardadas num banco de dados categorizado e podem ser re-utilizadas dentro dos cursos e mesmo entre cursos. Os questionários podem permitir várias tentativas de resolvê-los. Cada tentativa é automaticamente registrada e cada professor pode escolher se quer oferecer uma explicação ou mostrar a resposta correta. Este módulo inclui a atribuição de notas.


Avaliação de curso
O módulo de Avaliação de Curso oferece um número pre-definido de instrumentos de avaliação que são úteis para avaliar e entender sua turma. Atualmente incluem os instrumentos COLLES e ATTLS. Eles podem oferecidos aos estudantes bem cedo no curso, como uma ferramenta de diagnóstico e no fim do curso como uma ferramenta de avaliação (eu uso uma vez por semana em meus cursos).

Depois de colocar suas atividades, você pode move-las para cima e para baixo dentro da apresentação de seu curso clicando nas pequenas setinhas ( ) próximas de cada atividade. Você pode também eliminar atividades usando o ícone X (), e reeditar usando o ícone de edição ().

 

Ministrando o curso

Há grandes planos de estender este documento para um curso mais amplo. Até lá, eis algumas poucas idéias:

  1. Assine todos os fóruns de seu curso, para manter contato com as atividades de sua turma.
  2. Estimule os alunos a preencher seu perfil de usuário (inclusive com fotos) e leia todos eles - isto permitirá dar um contexto ao que eles vierem a escrever depois, e lhe ajudará a responder de forma adequada a cada necessidade.
  3. Mantenha notas para você mesmo no "Fórum dos Tutores" (veja em Administração), ele é privativo dos professores. Isto é especialmente útil quando se trabalha em equipe.
  4. Use os "Registros de Atividades" (veja em Administração) para ter acesso aos registros completos, diretos. Ai poderá ver um ponteiro para uma janelinha que é atualizada a cada sessenta segundo e que mostra as atividades da última hora. É útil manter esta janela aberta em sua máquina o dia todo, para se sentir à par de tudo o que estiver acontecendo em seu curso.
  5. Use os "Registros de Atividades" (ao lado de cada nome na lista geral de pessoas, ou desde a página do perfil de cada usuário). Estes oferecem uma excelente forma de ver o que cada pessoa em particular tem feito durante o curso.
  6. Responda rapidamente aos alunos. Não deixe para depois, faça-o imediatamente. Não só é muito fácil ficar sobrecarregado com o volume que pode ser gerado, mas é um ponto crucial na construção e manutenção do senso de comunidade em seu curso.

 

Mais informações

Se você tem qualquer problema em particular em sua instalação, você tem que entrar em contato com o seu administrador local.

Se você tiver qualquer grande idéia para melhorar o Moodle, ou mesmo alguma boa estória, venha para moodle.org e junte-se a nós no curso chamado "Using Moodle". Será o maior prazer contar com você, e você pode ajudar a melhorar o Moodle.

Se você quiser contribuir com a programação de novos módulos, ou escrevendo documentação, ou artigos, entre em contato comigo aqui: Martin Dougiamas ou de uma olhada nas páginas do "bug tracker" do Moodle, em moodle.org/bugs

Finalmente, lembre de usar os ícones de ajuda - eis um índice de todos os arquivos de ajuda do Moodle.

Obrigado por usar o Moodle - e boa sorte com seu curso!


 

Moodle Documentation

Version: $Id: teacher.html,v 1.4 2002/08/18 10:00:01 martin Exp $

Tradução para o português, Leonardo Lazarte, 10 de outubro de 2004